A importância do ensino de Geografia numa perspectiva decolonial e da educação antirracista: Experiências em uma escola de Londrina-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499488820

Palavras-chave:

Geografia decolonial, Povos negros e povos indígenas , Ensino de geografia

Resumo

Assuntos relacionados a pessoas negras e indígenas apresentam uma crescente popularidade em discussões educacionais, especialmente nas instituições de ensino superior. Muito se discute quanto a inserção de materiais e conhecimentos decoloniais que visam a emancipação da população oprimida. Contudo, quando observamos a realidade na educação básica, docentes, na maioria das vezes, reproduzem os materiais disponibilizados pelos livros didáticos e pelo governo. Conhecimento esse que apenas reproduz e reforça o pensamento euro-ocidentalista e dificulta a constituição de uma nação com conhecimento soberano sobre sua Geografia, sua História e suas lutas. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo identificar qual o panorama do pensamento sobre tais grupos na realidade da escola, estritamente no primeiro e segundo ano do ensino médio, séries nas quais os estudantes já construíram a maior parte de seu conhecimento, que provavelmente poderão levar para a vida inteira. Essa perspectiva será analisada a partir das observações e da prática do estágio de docência em uma escola pública localizada em Londrina, na qual, a partir de um questionário aplicado aos estudantes, que respondem sete questões, sendo seis objetivas e uma dissertativa, para que com os dados obtidos, possamos entender se a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 vem sendo seguida de maneira efetiva na construção do conhecimento escolar nos estudos de Geografia.

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Biografia do Autor

Alex Fernandes Monteiro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia.

Fernando Veronezzi, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre pelo mesmo Programa e Instituição. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava-PR. Tem experiência como professor de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agrária e Geografia Regional, principalmente nas temáticas ligadas aos Efeitos da modernização da agricultura; Concentração de terras; Expropriação; Proletarização; Relações de trabalho no campo; Movimentos sociais rurais; Associativismo e Cooperativismo; Mulheres rurais; Geografia e Gênero. Atua como pesquisador no Grupo de Estudos de Paisagem e Desenvolvimento Rural, da Universidade Estadual de Maringá, no Grupo de Estudos de Geografia Agrária, Ruralidades e Território- GEAR, da Universidade Estadual do Centro-Oeste e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (UEL)

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Monteiro, A. F., & Veronezzi, F. (2025). A importância do ensino de Geografia numa perspectiva decolonial e da educação antirracista: Experiências em uma escola de Londrina-PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 29, e88820. https://doi.org/10.5902/2236499488820

Edição

Seção

Ensino e Geografia