A importância do ensino de Geografia numa perspectiva decolonial e da educação antirracista: Experiências em uma escola de Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499488820Palavras-chave:
Geografia decolonial, Povos negros e povos indígenas , Ensino de geografiaResumo
Assuntos relacionados a pessoas negras e indígenas apresentam uma crescente popularidade em discussões educacionais, especialmente nas instituições de ensino superior. Muito se discute quanto a inserção de materiais e conhecimentos decoloniais que visam a emancipação da população oprimida. Contudo, quando observamos a realidade na educação básica, docentes, na maioria das vezes, reproduzem os materiais disponibilizados pelos livros didáticos e pelo governo. Conhecimento esse que apenas reproduz e reforça o pensamento euro-ocidentalista e dificulta a constituição de uma nação com conhecimento soberano sobre sua Geografia, sua História e suas lutas. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo identificar qual o panorama do pensamento sobre tais grupos na realidade da escola, estritamente no primeiro e segundo ano do ensino médio, séries nas quais os estudantes já construíram a maior parte de seu conhecimento, que provavelmente poderão levar para a vida inteira. Essa perspectiva será analisada a partir das observações e da prática do estágio de docência em uma escola pública localizada em Londrina, na qual, a partir de um questionário aplicado aos estudantes, que respondem sete questões, sendo seis objetivas e uma dissertativa, para que com os dados obtidos, possamos entender se a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 vem sendo seguida de maneira efetiva na construção do conhecimento escolar nos estudos de Geografia.
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