Formação de professores de Geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499441062

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Currículo, Geografia.

Resumo

Pensar a formação docente, tanto inicial como continuada, é essencial na contemporaneidade. Além disso, compreender como se dá a articulação dessa formação com os currículos escolares se torna urgente e imprescindível. Por isso, tem-se por objetivo deste trabalho refletir sobre a articulação entre políticas de formação inicial docente (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica) e de formação continuada de professores com o documento norteador da educação básica no país (Base Nacional Comum Curricular). Como fundamento metodológico, emprega-se a revisão bibliográfica sobre as principais políticas públicas educacionais vigentes tanto no âmbito da educação básica quanto no campo da formação de professores. Percebe-se que existe uma tendência de articulação entre o que vem sendo pensado enquanto política de formação, especialmente, a nível inicial, com a Base Nacional Comum Curricular. Por outro lado, a orientação curricular produz um esvaziamento de muitos temas ligados a Geografia e isso deve ser questionado durante os processos de formação docente. Logo, essa dialética entre formação docente e currículo escolar se mostra complexa e justifica a demanda de estudos na busca por compreendê-la. 

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Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Profª. Pós-doutoranda em Geografia – UFSM.

Cesar De David, UFSM

Prof. PhD. do Programa de Pós-graduação em Geografia – UFSM.

Tascieli Feltrin, UFSM

Profª. Doutoranda em Educação – UFSM.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Batista, N. L., De David, C., & Feltrin, T. (2019). Formação de professores de Geografia no Brasil: considerações sobre políticas de formação docente e currículo escolar. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e13. https://doi.org/10.5902/2236499441062

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