O aperfeiçoamento da leitura e da escrita na formação de professores: uma experiência de ensino-pesquisa no PIBID-geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499430836Palavras-chave:
Geography Teaching, Writing, Teacher Training, Reading, PIBIDResumo
Neste artigo, analisamos a experiência vivenciada em oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Adotamos diversas estratégias nas oficinas para incentivar a leitura e a produção de textos derivados de pesquisas sobre as práticas escolares. Nosso propósito foi desenvolver uma práxis formativa que articulasse teoria e prática, ensino e pesquisa, visando à formação crítico-reflexiva de professores de Geografia. Partimos do pressuposto de que as ações do PIBID devem incentivar a formação do licenciando não só para as atividades de ensino mas também instrumentalizar a pesquisa e a reflexão na/da escola com o fito de aperfeiçoar a leitura e a escrita para o pleno exercício da profissão docente.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto/Portugal: Editora Porto, 1996. p. 171-179
ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12 ed. Campinas, SP: Papirus, 2014.
BORGES, Rita de Cássia Monteiro B. O professor reflexivo-crítico como mediador do processo de inter-relação da leitura: escritura. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 233-254
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Geografia. Brasília: SEF / MEC, 1998, p. 29-34.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de geografia no Brasil? Um olhar sobre elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia (Online). Goiânia, v. 36, n.3, p. 399-419, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/44546 Acesso em: 2 mar. 2017.
FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LÜDKE, Menga. O professor e a pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 20-62
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003). Goiânia: Vieira, 2005.
NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SIMIELLI, Maria Elena R. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 92-108
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.
VESENTINI, José William. A formação do professor de Geografia: algumas reflexões. In: PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (Orgs.) Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. p. 235-240
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.