O aperfeiçoamento da leitura e da escrita na formação de professores: uma experiência de ensino-pesquisa no PIBID-geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499430836

Palavras-chave:

Geography Teaching, Writing, Teacher Training, Reading, PIBID

Resumo

Neste artigo, analisamos a experiência vivenciada em oficinas pedagógicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Adotamos diversas estratégias nas oficinas para incentivar a leitura e a produção de textos derivados de pesquisas sobre as práticas escolares. Nosso propósito foi desenvolver uma práxis formativa que articulasse teoria e prática, ensino e pesquisa, visando à formação crítico-reflexiva de professores de Geografia. Partimos do pressuposto de que as ações do PIBID devem incentivar a formação do licenciando não só para as atividades de ensino mas também instrumentalizar a pesquisa e a reflexão na/da escola com o fito de aperfeiçoar a leitura e a escrita para o pleno exercício da profissão docente.

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Biografia do Autor

Lenilton Francisco de Assis, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Doutor em Geografia Humana pela USP. Professor do Departamento de Metodologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPB.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Assis, L. F. de. (2019). O aperfeiçoamento da leitura e da escrita na formação de professores: uma experiência de ensino-pesquisa no PIBID-geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e16. https://doi.org/10.5902/2236499430836