Interdisciplinaridade como paradigma inovador para a formação de professores de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499468164Palavras-chave:
Paradigma, Interdisciplinaridade, Formação Inicial de Professores de Geografia.Resumo
Inúmeros são os desafios colocados para a formação de professores de Geografia com qualidade, porém os departamentos de Geografia espalhados por todo o território brasileiro, podem buscar no paradigma da interdisciplinaridade o apoio que tanto desejam para inovar na formação dos professores de Geografia para atuação na Educação Básica. O presente artigo possui como objetivo central compreender o papel do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que a adoção do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia por meio da participação em experiências que levem em consideração o referido paradigma poderá contribuir no melhoramento dos mecanismos de formação de professores e possibilitar um ensino de Geografia mais significativo, tanto nas escolas como nas instituições superiores de formação de professores.
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