Interdisciplinaridade como paradigma inovador para a formação de professores de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499468164

Palavras-chave:

Paradigma, Interdisciplinaridade, Formação Inicial de Professores de Geografia.

Resumo

Inúmeros são os desafios colocados para a formação de professores de Geografia com qualidade, porém os departamentos de Geografia espalhados por todo o território brasileiro, podem buscar no paradigma da interdisciplinaridade o apoio que tanto desejam para inovar na formação dos professores de Geografia para atuação na Educação Básica. O presente artigo possui como objetivo central compreender o papel do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia para a Educação Básica. A abordagem empregada nesta pesquisa é a qualitativa, do tipo ex-post-facto. Diante da análise e da avaliação realizada por meio das respostas obtidas junto aos egressos da área de Geografia, do PIBID/Subprojeto-Interdisciplinar, do Campi Mata Norte da UPE, concluiu-se que a adoção do paradigma da interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Geografia por meio da participação em experiências que levem em consideração o referido paradigma poderá contribuir no melhoramento dos mecanismos de formação de professores e possibilitar um ensino de Geografia mais significativo, tanto nas escolas como nas instituições superiores de formação de professores.

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Biografia do Autor

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Recife, PE

Doutorando em Geografia (2020-2025) e Mestre em Geografia (2017-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO, na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2013-2016) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação - GPECI e colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Contínua de Professores de Geografia, Ensino e Aprendizagem Significativa na Geografia, Didática e Metodologias de Ensino com a Geografia, Políticas Educacionais, Avaliação e Análise de Políticas, Programas, Projetos e Subprojetos Educacionais, Práticas Docente, Cidadania, Interdisciplinaridade e Pesquisa no Ensino e na Formação de Professores de Geografia, Currículo Escolar e Acadêmico de Geografia, Identidade Profissional Docente e Profissionalização Docente na Geografia, possuindo interesse por outros temas dos campos da Geografia e da Educação.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Recife, PE

ós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2. Professor e pesquisador dos Programas: Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPE) e Programa Mestrado Profissional em Geografia (PROFGEO-em Rede). Avaliador do BASis/MEC. Coordenador Geral da UAB no âmbito da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá. Editor geral e Membro de corpo Editorial da Revista de Geografia (Recife) e da Revista Ensino de Geografia (Recife) da UFPE. Atuou como Coordenador do Programa de Pos-graduação em Geografia da UFPE (2016-2020) e na Coordenação do curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UFPE. Atua principalmente nos temas: Tecnologias Digitais e Ensino; Educação a Distância (EAD); Pedagogia e Docência Universitária; Formação de Professores; Inovação Pedagógica e Cultura Escolar; Didática e Metodologias Ativas; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Epistemologia Científica com ênfase na Ciência Geográfica. 

Laryssa de Aragão Sousa, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas, Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO, Recife, PE

Mestra em Geografia (2018-2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO; na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2014-2018) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). Tem experiência em Geografia na Área de Geografia com ênfase em Ensino de Geografia e Educação Geográfica, com atuação especificamente em temas como: Práticas Avaliativas em Geografia, Políticas Educacionais, conteúdos físico-naturais da Geografia, documentos basilares para o Ensino Médio, Avaliação da aprendizagem.

Ana Regina Marinho Dantas Barboza da Rocha Serafim, Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, PE

Geógrafa. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco (2004), Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas áreas de Geografia, Educação, Meio Ambiente, Pedagogia e Turismo. Experiência na área de Avaliação de Impacto Ambiental, como Analista Ambiental - Geógrafa. Experiência na área de Formação de Professores. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco no curso de Licenciatura em Geografia - Campus Mata Norte.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Carvalho, J. I. F. de, Santos, F. K. S. dos, Sousa, L. de A., & Serafim, A. R. M. D. B. da R. (2022). Interdisciplinaridade como paradigma inovador para a formação de professores de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e29. https://doi.org/10.5902/2236499468164