ECOCIDADANIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422331

Resumo

O presente artigo parte de uma discussão teórico-conceitual sobre três questões que têm causado inquietações no campo da prática de ensino: a cidadania, a educação ambiental e o ensino de Geografia. No seio de um debate contemporâneo, em que a aprendizagem escolar torna-se objeto de investigação cada vez mais observado e refletido, a formação do cidadão, por meio do ensino de Geografia e da educação ambiental, vem tomando a linha de frente nas preocupações teóricas e metodológicas dos pesquisadores. O que se tem constatado é a emersão de novas concepções, tidas como pós-modernas, que visam humanizar o ensino, formar o sujeito crítico-atuante e promover a cidadania em sua forma mais emancipada, na medida em que os indivíduos tomam consciência da mesma. Este trabalho, portanto, visa analisar tal percurso, esboçando um estado da arte sobre os achados teóricos e sinalizando questões que permitam avançar o debate acerca destas inquietações.

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Biografia do Autor

Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Inovação e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Professor permanente e pesquisador do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Coordenador do curso de licenciatura em Geografia - Ead/UFPE; Coordenador de Área do PIBID-Geografia/UFPE. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá.

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Publicado

2017-04-20

Como Citar

Botêlho, L. A. V., & Santos, F. K. S. dos. (2017). ECOCIDADANIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 54–64. https://doi.org/10.5902/2236499422331

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