ECOCIDADANIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499422331Resumo
O presente artigo parte de uma discussão teórico-conceitual sobre três questões que têm causado inquietações no campo da prática de ensino: a cidadania, a educação ambiental e o ensino de Geografia. No seio de um debate contemporâneo, em que a aprendizagem escolar torna-se objeto de investigação cada vez mais observado e refletido, a formação do cidadão, por meio do ensino de Geografia e da educação ambiental, vem tomando a linha de frente nas preocupações teóricas e metodológicas dos pesquisadores. O que se tem constatado é a emersão de novas concepções, tidas como pós-modernas, que visam humanizar o ensino, formar o sujeito crítico-atuante e promover a cidadania em sua forma mais emancipada, na medida em que os indivíduos tomam consciência da mesma. Este trabalho, portanto, visa analisar tal percurso, esboçando um estado da arte sobre os achados teóricos e sinalizando questões que permitam avançar o debate acerca destas inquietações.
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