ECOCIDADANIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

  • Lucas Antônio Viana Botêlho Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422331

Resumen

O presente artigo parte de uma discussão teórico-conceitual sobre três questões que têm causado inquietações no campo da prática de ensino: a cidadania, a educação ambiental e o ensino de Geografia. No seio de um debate contemporâneo, em que a aprendizagem escolar torna-se objeto de investigação cada vez mais observado e refletido, a formação do cidadão, por meio do ensino de Geografia e da educação ambiental, vem tomando a linha de frente nas preocupações teóricas e metodológicas dos pesquisadores. O que se tem constatado é a emersão de novas concepções, tidas como pós-modernas, que visam humanizar o ensino, formar o sujeito crítico-atuante e promover a cidadania em sua forma mais emancipada, na medida em que os indivíduos tomam consciência da mesma. Este trabalho, portanto, visa analisar tal percurso, esboçando um estado da arte sobre os achados teóricos e sinalizando questões que permitam avançar o debate acerca destas inquietações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Antônio Viana Botêlho, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Geografia no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Colaborador do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Inovação e no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente.

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal - Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFPE. Professor permanente e pesquisador do curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO do DCG/UFPE na linha de pesquisa Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço. Coordenador do curso de licenciatura em Geografia - Ead/UFPE; Coordenador de Área do PIBID-Geografia/UFPE. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI/CNPQ/UFPE) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Saber e Prática Social do Educador (da UFC/ Faculdade de Educação). Membro e Pesquisador da Rede Interregional sobre Docência na Educação Superior (RIDES). Pesquisador colaborador do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CRIFPE) da Universidade de Montréal, Canadá.

Citas

ALARCÃO, I. Aescola reflexiva. In: Escola reflexiva e nova racionalidade. ALARCÃO, I. (org.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

BORTOLOZZI, A.; FILHO, A. P. Diagnóstico da educação ambiental no ensino de geografia. Cadernos de pesquisa, n° 109, p. 145-171, 2000.

BRZEZINSKI, I. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: Escola reflexiva e nova racionalidade. ALARCÃO, I. (org.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 13. ed. Campinas: Papirus, 2010.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

____________. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93p.

____________. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais em educação. São Paulo em Perspectiva, 14(2), 2000.

HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: complementos y estudios previos. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. 3.ed. Madrid: Cátedra, 1997.

JACOBI, P. R. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, março/2003

_____________. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, maio/ago. 2005.

LACHE, N. M. Pensar o espaço critica e socialmente. Uma possibilidade de educação geográfica na escola. In: CASTELLAR, S. M. V.; CAVALCANTI, L. S.; CALLAI, H. C. (orgs.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã. 2012. 255p.

LEFF, E. Complexidade, Racionalidade ambiental e Diálogo de saberes. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol 34(3), p. 17-24, set./dez. 2009.

LOUREIRO, C. F. B. (Org). Cidadania e meio ambiente. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2003. 168p.

______________. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. São Paulo: Cortez, 4. ed. 2008. p. 69-98.

MORIN, E., A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NEIRA, M. G.; LIPPI, B. G. Tecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 607-625, mai./ago. 2012.

PADILHA, P. R. et al. Educação para a Cidadania Planetária: currículo interdisciplinar em Osasco. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

PAIVA, M. L. A.; JÚNIOR, M. M. O ensino de Geografia, a cidade e a construção da cidadania. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v.6/7, n 1, p.123-140, 2005.

PEREIRA, D. E.; FERREIRA, R. Ecocidadão. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2008.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, v. 12, 8. ed. 2008.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SANTOS, B. S. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez. 2005.

SCHERER, M. Ambiente e Cidadania: estudo sobre a ação do estado democrático de direito na inclusão social e na sustentabilidade. 2008.167 p. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2008.

SOFFIATI, A. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. São Paulo: Cortez, 4. ed. 2008. p. 23-68.

VESENTINI, Jose William. Para uma Geografia crítica na escola. São Paulo: Editora do Autor, 2008

Publicado

2017-04-20

Cómo citar

Botêlho, L. A. V., & Santos, F. K. S. dos. (2017). ECOCIDADANIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE GEOGRAFIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 54–64. https://doi.org/10.5902/2236499422331

Artículos más leídos del mismo autor/a