O PIBID E O SABER DA EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DA UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, PR

Autores

  • Eduardo Donizeti Girotto Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499415966

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de doutorado realizada entre 2011 e 2014 com o intuito de compreender as mudanças na formação docente em geografia na UNIOESTE, campus Francisco Beltrão com o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolvido entre 2011 e 2013, o subprojeto PIBID de Geografia possibilitou aos licenciandos contato mais intenso com a realidade escolar, seus processos e sujeitos, trazendo importantes implicações no processo formativo dos mesmos. Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 12 bolsistas do subprojeto, sendo que a análise das entrevistas foi feita dialogando com autores que discutem a importância do saber da experiência no processo de formação de professores.

 

Palavras-chave: Saber da experiência, PIBID, formação docente.

 

DOI: 10.5902/2236499415966

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Biografia do Autor

Eduardo Donizeti Girotto, Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo.

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2015-11-03

Como Citar

Girotto, E. D. (2015). O PIBID E O SABER DA EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA DA UNIOESTE, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, PR. Geografia Ensino & Pesquisa, 19(3), 43–56. https://doi.org/10.5902/2236499415966

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