O processo de inserção de estudantes venezuelanos nas escolas em Roraima

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499466410

Palavras-chave:

Imigração venezuelana, Educação, Cultura., Sistema de ensino, Criança e adolescente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de imigração venezuelana no estado de Roraima, suas causas e efeitos que impactam na educação e na cultura das crianças e adolescentes envolvidas no processo de inserção e adaptação nos sistemas de ensino roraimense. A pesquisa foi embasada em referências bibliográficas sobre o tema abordado, a mesma foi feita a partir do levantamento de referencial teórico já analisado e publicado. O trabalho de campo contou com quatro etapas: observação do objeto de estudo durante o período da pesquisa e durante a imersão no Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses (as observações em sala de aula sucederam-se em 4 (quatro) turmas, sendo elas: turmas 201 e 202 do ensino médio e nas turmas 92 e 82 do ensino fundamental); registros fotográficos; preenchimento de formulários e coleta de dados nas secretarias de educação estadual e municipal. O tratamento dos materiais foi feito por meio da análise dos dados coletados e adquiridos durante a pesquisa de campo, utilizando também o software ArcGis para mapear a localização das áreas em estudo.

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Biografia do Autor

Civirino da Silva Oliveira, Universidade Federal de Roraima, Departamento de Geografia, Boa Vista, RR

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima.

Elisângela Gonçalves Lacerda, Universidade Federal de Roraima, Departamento de Geografia, Boa Vista, RR

Possui graduação em Geografia com ênfase em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), mestrado em Geografia-Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e doutorado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Atualmente é professora Adjunta II na Universidade Federal de Roraima, sendo professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

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Publicado

2022-10-31 — Atualizado em 2022-10-31

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Como Citar

Oliveira, C. da S., & Lacerda, E. G. (2022). O processo de inserção de estudantes venezuelanos nas escolas em Roraima. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e31. https://doi.org/10.5902/2236499466410