O processo de inserção de estudantes venezuelanos nas escolas em Roraima
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499466410Keywords:
Imigração venezuelana, Educação, Cultura., Sistema de ensino, Criança e adolescenteAbstract
O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de imigração venezuelana no estado de Roraima, suas causas e efeitos que impactam na educação e na cultura das crianças e adolescentes envolvidas no processo de inserção e adaptação nos sistemas de ensino roraimense. A pesquisa foi embasada em referências bibliográficas sobre o tema abordado, a mesma foi feita a partir do levantamento de referencial teórico já analisado e publicado. O trabalho de campo contou com quatro etapas: observação do objeto de estudo durante o período da pesquisa e durante a imersão no Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses (as observações em sala de aula sucederam-se em 4 (quatro) turmas, sendo elas: turmas 201 e 202 do ensino médio e nas turmas 92 e 82 do ensino fundamental); registros fotográficos; preenchimento de formulários e coleta de dados nas secretarias de educação estadual e municipal. O tratamento dos materiais foi feito por meio da análise dos dados coletados e adquiridos durante a pesquisa de campo, utilizando também o software ArcGis para mapear a localização das áreas em estudo.
Downloads
References
BAENINGER, R.; SILVA, J. C. J. (org.). Migrações venezuelanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2018.
BIANCO, B. F.; CAVALCANTI, L. (org.). Dossiê: Imigração Haitiana no Brasil: Estado das Artes. PERIPLOS - GT CLACSO - Migración Sur-Sur, v. 01 – n. 01, p. 184-196, 2017.
BORDIGNON, S. A. F. PIOVEZANA, L. Inserção social e escolar dos haitianos em Santa Catarina. Santa Catarina, p. 1-20, 2014.
CASTELLAR, S. M. V. A cidade e a cultura urbana: um estudo metodológico para se ensinar geografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 85, p. 95-111, 2006.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, p. 45 – 47, 2012.
CUNHA, A. M. O problema do aluno imigrante: escola, cultura, inclusão. EDUCERE. ISSN 2176-1396, PUC: São Paulo, 2015.
FERNANDES, D.; CASTRO, M. C. (org.). Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral. Belo Horizonte. 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
MILESI, R.; COURY, P.; ROVERY, J. Migração venezuelana ao Brasil: discurso político e xenofobia no contexto atual. Aedos, Porto Alegre, v. 10 n. 22, p. 53-70, Ago. 2018.
OBSERVATÓRIO DE BOA VISTA. Secretaria Municipal de Educação e cultura. Fonte: observatorio.prefeitura.boavista.br. Disponível em: https://observatorio.prefeitura.boavista.br/areas/secretaria-municipal-de-educacao-e-cultura. Acesso em: 29 set. 2020.
OBSERVATÓRIO DE BOA VISTA. Secretaria Municipal de Educação e cultura. Fonte: observatorio.prefeitura.boavista.br. Disponível em: < https://observatorio.prefeitura.boavista.br/indicadores/atendimento-escolar?filters=81,1400100,104;82,a,1040;82,b,1040;82,z,1040;79,a,1038;79,b,1038;79,z,1038;80,a,1039;80,b,1039;80,z,1039;78,1400100,95;667,1400100,1273 >. Acesso em: 29 set. 2020.
OLIVEIRA, H. N. et al. Imigração internacional: uma alternativa para os impactos das mudanças demográficas no Brasil? Revista Brasileira De Estudos De População, 36, 1-31, 2019.
PATARRA, N. L. Migrações internacionais: teorias, políticas e movimentos sociais. 1 ed. Campinas/SP: Estudos Avançados 20; p. 1-24, 2006.
PATARRA, N. L.; BAENINGER, R. Mobilidade espacial da população no Mercosul, metrópoles e fronteira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 60, p. 83-181, 2006.
PATARRA, N. L.; FERNANDES, D. Brasil: país de imigração? Revista Internacional em Língua Portuguesa – Migrações, v. 3, n. 24, p. 65-96, 2011.
RORAIMA. Secretária de Estado da Educação e Desportos - SEED/RR. informações referentes aos estudantes da rede de ensino estadual. Boa Vista, SEED/RR, 2020.
SANTOS, A. P.; SANTOS M. S. F.; COTINGUIBA M. L. P. A inserção da criança haitiana no ambiente escolar brasileiro: um estudo de caso na cidade de porto velho. Porto Velho/RO: Fundação Universidade Federal de Rondônia/ UNIR, n. 1, p. 1-10, 2014.
SANTOS, M. O. Migração e educação: analisando o cotidiano escolar na região metropolitana do Rio de Janeiro. Revista PerCursos. Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 95 – 119. Jan./Jun. 2014.
UNICEF, Brasil. (s.d.) Crise migratória venezuelana no Brasil. Fonte: unicef.org/brazil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/crise-migratoria-venezuelana-no-brasil. Acesso em: 20 mar. 2020.
Published
Versions
- 2022-10-31 (2)
- 2022-10-31 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.