Mudanças do uso do território e reorganização da rede estadual de educação na cidade de São Paulo: estudo de caso na área da operação urbana Vila Sônia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499434623Palavras-chave:
Reorganização escolar, Operação urbana, Gestão públicaResumo
Neste artigo, analisamos as possíveis relações entre o projeto de reorganização da rede estadual de educação de São Paulo e as mudanças do uso do território na cidade de São Paulo. Para tanto, investigamos o processo de reorganização escolar na área que abrange a Operação Urbana Vila Sônia, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Para a construção da análise, realizamos levantamento documental nas diferentes secretarias e órgãos do governo estadual paulista e, a partir dos dados, produzimos uma série de mapas com o intuito de verificar possíveis correlações espaciais entre a reorganização escolar, a operação urbana e as mudanças no uso do território. A partir dos dados e dos mapas, realizamos uma série de trabalhos de campo que nos possibilitaram identificar intencionalidades semelhantes nas duas políticas analisadas, principalmente no que se refere à alteração dos usos do território em consonância com o processo de mercantilização do solo urbano na cidade de São Paulo.
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