Interações do aluno surdo no processo de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67808

Palavras-chave:

Educação de surdos, Inclusão, Interação

Resumo

Este artigo analisa o processo de inclusão de alunos surdos em escolas públicas e suas interações com outros alunos, intérpretes e professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a observação de campo de 4 estudantes surdos dentro de suas salas de aula e também nos momentos de intervalo em duas escolas públicas de Campinas. A partir da observação foi realizada uma análise quantitativa das interações destes alunos com as demais pessoas do contexto escolar. A pesquisa concluiu que, por ser único aluno surdo em sua sala de aula, o número de interações deste estudante é nitidamente maior com o intérprete, seguido das interações com alunos ouvintes, em terceiro lugar com os professores. Por fim, as interações em menor número foram realizadas com outros colegas surdos da escola, fora da sala de aula. Os resultados revelaram que o processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas observadas restringe as possibilidades de interação no contexto escolar, o que pode dificultar a constituição de uma autoimagem positiva destes estudantes.

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Biografia do Autor

Mariana Nicioli Pereira, Escola Comunitária de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de Atividades Junior da Escola Comunitária de Campinas.

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

Departamento de Psicologia Educacional

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Federal University of São Carlos

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela PUCCAMP (2004). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta II na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP). Docente do Departamento de Psicologia (Dpsi/UFSCar). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar) coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Coordena um Grupo de Estudo em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar).

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pereira, M. N., Nascimento, L. C. R., & Martins, V. R. de O. (2023). Interações do aluno surdo no processo de inclusão. Revista Educação Especial, 36(1), e51/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X67808

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