Interações do aluno surdo no processo de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67808

Palavras-chave:

Educação de surdos, Inclusão, Interação

Resumo

Este artigo analisa o processo de inclusão de alunos surdos em escolas públicas e suas interações com outros alunos, intérpretes e professores. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a observação de campo de 4 estudantes surdos dentro de suas salas de aula e também nos momentos de intervalo em duas escolas públicas de Campinas. A partir da observação foi realizada uma análise quantitativa das interações destes alunos com as demais pessoas do contexto escolar. A pesquisa concluiu que, por ser único aluno surdo em sua sala de aula, o número de interações deste estudante é nitidamente maior com o intérprete, seguido das interações com alunos ouvintes, em terceiro lugar com os professores. Por fim, as interações em menor número foram realizadas com outros colegas surdos da escola, fora da sala de aula. Os resultados revelaram que o processo de inclusão dos alunos surdos nas escolas observadas restringe as possibilidades de interação no contexto escolar, o que pode dificultar a constituição de uma autoimagem positiva destes estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Nicioli Pereira, Escola Comunitária de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora de Atividades Junior da Escola Comunitária de Campinas.

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

Departamento de Psicologia Educacional

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Federal University of São Carlos

Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela PUCCAMP (2004). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica - Atualize/Unibem (2007). Professora Adjunta II na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP). Docente do Departamento de Psicologia (Dpsi/UFSCar). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar) coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Coordena um Grupo de Estudo em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar).

Referências

ASPILICUETA, Patrícia et al. A questão linguística na inclusão escolar de alunos surdos: ambiente regular inclusivo versus ambiente exclusivamente ouvinte. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 19, n. 3, p. 395-410, set. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382013000300007.

BRASIL. Lei 10436, de 24 de abril de 2002. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 03 nov. 2016.

BRASIL. Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da República Federativa do Brasi], Brasília, DF. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 01 out. 2016.

BRASIL. Lei nº 13146 de 6 de junho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 01 out. 2016.

BRASIL. Lei n º14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2021/lei-14191-3-agosto-2021-791630-publicacaooriginal-163262-pl.html. Acesso em: 05 ago. 2021.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro. Educação Inclusiva para Surdos e as Políticas Vigentes. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira (Org.). Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Carlos: EDUFSCAR, 2013.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.

FORMAGIO, Carolina Silva Lima, LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Práticas Pedagógicas do Ensino de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos no Ensino Fundamental. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Org.). Escola e Diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. São Carlos: EDUFSCAR, 2016.

FREIRE, Paulo. A escola é. Disponível em: www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/07082015_poema__a_escola.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES. vol.26 no. 69 Campinas May/Aug. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2016.

LODI, Ana Claudia Balieiro; ALBUQUERQUE, Graziele. K. T. S. Sala Libras Língua de Instrução: Inclusão ou Exclusão Educacional/Social? In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa; SANTOS, Lara Ferreira; MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira (Orgs). Escola e Diferença: caminhos da educação bilíngue para surdos. São Carlos: Edufscar, 2016.

LODI, Ana Claudia Balieiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LODI, Ana Claudia Balieiro; LUCIANO, Rosana de Toledo. Desenvolvimento de Linguagem de crianças surdas em Língua Brasileira de Sinais. In: LODI, Ana Cláudia Baleiro; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa (org.). Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009.

MARTINS, V.R.O.Educação de surdos no paradoxo da inclusão com intérprete de língua de sinais: Relações de poder e (re) criações do sujeito. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. UNICAMP, Campinas/SP, 2008.

MARTINS, V.R.O. Reflexões sobre a educação bilíngue de surdos em escolas inclusivas nos anos iniciais do ensino fundamental. Relatório final de pesquisa enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com processo n° 2018/08930-0. São Paulo: FAPESP, 2020.

MORICONI, Lucimara Valdambrini. Interações da criança surda no contexto escolar: panorama de diferentes perspectivas na educação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. 2020.

SILVA, Angélica Bronzatto de Paiva; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. A imagem que professoras de escola regular têm em relação à aprendizagem do aluno surdo. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 20, n. 2, p. 5-13, ago. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2003000200001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 dez. 2016.

VARGAS, Jaqueline Santos; GOBARA, Shirley Takeco J. S.; GOBARA, S. T. Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 20, n. 3, p. 449-460, set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2016.

VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos; SANTIAGO, Sandra Alves da Silva.; ROCHA, Luiz Renato Martins da. Necessidade e Direito à Escola Bilíngue para Surdos: o discurso dos próprios sujeitos. In: ROCHA, Luiz Renato Martins da; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; REIS, Márcia Regina dos (Org.). Surdez, Educação Bilíngue e Libras: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, 2016.

VOLTOLINI, Rinaldo. Uma pedagogia esquecida do amor. ETD - Educação Temática Digital. Campinas, SP. v.21 n.2 p. 363-381 abr./jun.2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650360.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pereira, M. N., Nascimento, L. C. R., & Martins, V. R. de O. (2023). Interações do aluno surdo no processo de inclusão. Revista Educação Especial, 36(1), e51/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X67808

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.