"Nada sobre nós, sem nós": tutorial bilíngue (Libras-Português) para acessibilidade de pessoas surdas aos portais de ingresso do IFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X74749

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade a Portais, Estudante Surdo

Resumo

Este estudo na e para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo contribuir para qualificar a acessibilidade do público surdo aos portais de ingresso do Instituto Federal Catarinense (IFC), tendo em vista que estes têm se mostrado uma barreira para essa população. Assim, foi elaborado, implementado e avaliado um produto educacional instrucional, na tipologia tutorial bilíngue (Libras-Português), respeitando a língua e cultura surda. A pesquisa, de natureza aplicada com análise qualitativa dos dados, foi realizada com uma estudante surda, quatro técnicos administrativos em educação (TAEs), uma docente surda e um especialista em audiovisual. Os instrumentos de geração de dados incluíram questionários e entrevistas com os participantes antes, durante e após a aplicação do produto. O estudo demonstrou que os recursos de acessibilidade desenvolvidos para o tutorial viabilizaram a compreensão e a realização da inscrição de forma autônoma e exitosa pela estudante surda participante do estudo, além de estimular processos cognitivos que levam a diferentes aprendizagens e potencializam processos de ingresso mais inclusivos e equitativos. Porém, o estudo alerta para a ampliação da população surda em estudos futuros.

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Biografia do Autor

Marimar da Silva, Federal Institute of Santa Catarina

Doutora em Letras-Inglês, Professora e Pesquisadora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional - ProfEPT

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

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Daiana Henrique Maria, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Educação Profissional e Técnológica, Técnica Administrativa em Educação do Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Avançado Sombrio - SC

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Silva, M. da, & Maria, D. H. (2025). "Nada sobre nós, sem nós": tutorial bilíngue (Libras-Português) para acessibilidade de pessoas surdas aos portais de ingresso do IFC. Revista Educação Especial, 38(1), e17/1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X74749