Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X38222

Palavras-chave:

Diferença surda, Acontecimento, Expressividade surda.

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência de vida surda como acontecimento ético e estético. O ethos surdo se constitui pelas diferenças e é efeito das marcas de uma expressividade que se estende aos corpos. Os estudos numa perspectiva cultural da surdez, da qual somos parceiros, agenciam-na por seus marcadores linguísticos e culturais. Nossa mirada abrange as particularidades linguísticas, de uma língua de modalidade gesto-visual, mas amplia a perspectiva ao dar ênfase aos restos-acontecimentos que são efeitos das sensações surdas, das performances corporais, dos gestos e da expressividade do pensamento surdo que se produz nesse acontecimento único que funda a experiência do ser surdo. Para tais argumentações pautamo-nos da perspectiva ontológica, de uma ontologia da deficiência como espaço da falta, de uma plasticidade destrutiva, que constitui os corpos surdos e os fazem singulares pelo acidente. São de experiências únicas de corpos produzidos nesta expressividade enigmática e única que traçamos nossas problematizações de modo a afirmar a surdez em sua potencialidade afirmativa de um acontecimento singular que se materializa em corpos vivos, em línguas/corpos.

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Biografia do Autor

Pedro Angelo Pagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Doutor em Educação (1999) e Livre-docência em Filosofia da Educação (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenador do GT-Filosofia da Educação da ANPEd (2012-2013).

Vanessa Regina de Oliveira Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar).

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Publicado

2019-10-22

Como Citar

Pagni, P. A., & Martins, V. R. de O. (2019). Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo. Revista Educação Especial, 32, e88/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984686X38222

Edição

Seção

Dossiê – Direitos Linguísticos dos Surdos: concepções e práticas inclusivas