Elaboração de Unidade Didática no Ensino da Língua Portuguesa como L2 para Educandos Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X75438

Palavras-chave:

Unidade Didática, Ensino da Língua Portuguesa, Educandos Surdos

Resumo

O ensino da Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) para educandos surdos tem sido um desafio para os docentes que atuam na educação de surdos, a falta de materiais didáticos para o ensino dessa língua como L2 têm causado entraves e fracassos nessa modalidade de ensino.Há materiais didáticos comercializados nos mercados editoriais, entretanto, não contemplam estratégias de ensino voltadas para o uso da LP como L2, ficando seu uso apropriado para um nativo da língua. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da produção e elaboração de uma Unidade Didática (UD) feita pelo próprio professor, sendo destinada às especificidades, características e necessidades linguísticasdoseducandos surdos. Em contrapartida, elaborar uma UD não é uma atividade simples, é essencial um conhecimento não somente pedagógico e didático, sobretudo, que atenda as necessidades de uso da língua pelos seus discentes. Toda ação docente precisa ser planejada, por isso nosso trabalho traz a UD acompanhada de um Plano de Aula (PA), para conduzir e guiar o trabalho do professor na aplicação da unidade. Esse artigo acadêmico busca orientar e incentivar professor na produção do seu próprio material didático, destacando o protagonismo docente na elaboração. As escolhas atentas, o planejamento e concretização da Unidade Didática fazem parte do caminho para surgimento do material. Assim, a proposta é mostrar a elaboração de UD e PA voltada para educandos surdos, trazendo em forma de exemplificação, um Plano de Atividades e uma Unidade didática voltada ao 5º ano do ensino fundamental, com base no gênero textual da Tirinha e o tema Tecnologia/comunicação.

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Biografia do Autor

Willian Silva de Oliveira , Instituto Nacional de Educação de Surdos

Mestrando no Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fernanda Beatriz Caricari de Morais, Academia da Força Aérea

Professora Adjunta III da Academia da Força Aérea e professora do Mestrado Profissional de Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES/MEC-RJ.

Valéria Campos Muniz, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professora doutora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-11-16

Como Citar

Oliveira, W. S. de, Morais, F. B. C. de, & Muniz, V. C. (2023). Elaboração de Unidade Didática no Ensino da Língua Portuguesa como L2 para Educandos Surdos. Revista Educação Especial, 36(1), e58/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X75438