<b>O papel consultivo do fonoaudiólogo: algumas reflexões sobre a consultoria colaborativa na escola regular</b>

Autores/as

  • Andréa Carla Machado UFSCar- Universidade Federal de São Carlos
  • Suzelei Faria Bello UFSCar
  • Maria Amelia Almeida UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1983

Palabras clave:

Collaboration, Speech Therapy, Special Education.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1983

O sistema de consultoria colaborativa apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para colaborar e cooperar com os diversos protagonistas da rede de ensino: escola; professores; família e consultor-especialista, que se propõe a atender a nova demanda do processo inclusivo do século XXI. A consultoria colaborativa é uma proposta na qual os profissionais envolvidos refletem juntos para sanar os problemas da sala de aula. Ao considerar que o fonoaudiólogo está intrinsecamente envolvido com o contexto educacional e trabalha com crianças com dificuldades de comunicação oral, escrita, voz e audição, o presente estudo objetivou verificar os efeitos da cooperação fonoaudiológica numa perspectiva colaborativa no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa com delineamento questionário – intervenção. O questionário foi aplicado para os professores antes e após a intervenção. Considerou-se que a proposta de Consultoria Colaborativa no âmbito educacional junto com o fonoaudiólogo enriqueceu o processo colaborativo e tornou-se construtivo diante das diferentes demandas educativas. Além disso, forneceu ao professor segurança e apoio no exercício contínuo na sala de aula, propondo reflexões de sua ação, o que maximiza as potencialidades de cada criança e atende às suas diversidades.

Palavras-chave: Colaboração; Fonoaudiologia; Educação Especial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Carla Machado, UFSCar- Universidade Federal de São Carlos

Formada em letra e pedagogia, mestre doutoranda em educação especial; pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq Desenvolvimento Humano e Neurociências - FAMERP - Rio Preto - SP.

Bolsista FAPESP

Suzelei Faria Bello, UFSCar

Fonoaudióloga, mestre e doutoranda em Educação Especial pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - SP.

Bolsista CNPq

Maria Amelia Almeida, UFSCar

PhD em Educação Especial pela Georgia University, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especila da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar- SP.

Publicado

2012-08-27

Cómo citar

Machado, A. C., Bello, S. F., & Almeida, M. A. (2012). <b>O papel consultivo do fonoaudiólogo: algumas reflexões sobre a consultoria colaborativa na escola regular</b>. Revista De Educación Especial, 25(43), 233–248. https://doi.org/10.5902/1984686X1983

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>