<b>O papel consultivo do fonoaudiólogo: algumas reflexões sobre a consultoria colaborativa na escola regular</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1983Palabras clave:
Collaboration, Speech Therapy, Special Education.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1983
O sistema de consultoria colaborativa apresenta-se como uma possibilidade de trabalho para colaborar e cooperar com os diversos protagonistas da rede de ensino: escola; professores; família e consultor-especialista, que se propõe a atender a nova demanda do processo inclusivo do século XXI. A consultoria colaborativa é uma proposta na qual os profissionais envolvidos refletem juntos para sanar os problemas da sala de aula. Ao considerar que o fonoaudiólogo está intrinsecamente envolvido com o contexto educacional e trabalha com crianças com dificuldades de comunicação oral, escrita, voz e audição, o presente estudo objetivou verificar os efeitos da cooperação fonoaudiológica numa perspectiva colaborativa no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa com delineamento questionário – intervenção. O questionário foi aplicado para os professores antes e após a intervenção. Considerou-se que a proposta de Consultoria Colaborativa no âmbito educacional junto com o fonoaudiólogo enriqueceu o processo colaborativo e tornou-se construtivo diante das diferentes demandas educativas. Além disso, forneceu ao professor segurança e apoio no exercício contínuo na sala de aula, propondo reflexões de sua ação, o que maximiza as potencialidades de cada criança e atende às suas diversidades.
Palavras-chave: Colaboração; Fonoaudiologia; Educação Especial.
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