Análise bibliométrica da produção científica sobre comunicação alternativa – uma pesquisa na biblioteca virtual em saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5402Palavras-chave:
Comunicação Alternativa, Educação Especial, Bibliometria.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5402
Objetivo: identificar nos trabalhos, àqueles que têm como objetivo de estudo a temática da Comunicação Alternativa, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) de 1981 a 2008. Metodologia: pesquisa documental, quali-quantitativa, nível exploratório-descritivo e envolve as seguintes etapas: 1) seleção do descritor com terminologia definida nos Descritores de Ciência e Saúde (DeCS) 2) levantamento das produções bibliográficas sobre o tema Comunicação Alternativa na BVS; 3) elencar os indicadores e suas correlações: ano; autoria e coautoria; país; fonte de publicação; instituições de origem; objetivos e abordagens metodológicas. Resultados: embora as primeiras pesquisas na área sejam da década de 50, apenas nos anos 80 é que começaram a ser, de fato, divulgadas no meio acadêmico. O ano de 1995, merece destaque, por ter 6 dos 24 trabalhos analisados, desenvolvidos neste ano. Na análise das autorias dos artigos, 62,5% foram escritos em autoria múltipla e apenas 37,5% por um único autor. O país de maior destaque foi os Estados Unidos, onde dezesseis dos vinte e quatro artigos analisados foram escritos. Quanto às fontes de publicação o Jounal of Applied Behavior Analysis, contou com 25% dos trabalhos indexados; quanto as abordagens metodológicas, 50% dos trabalhos analisados optaram pelo método experimental, 29,16% pela abordagem documental e 20,83%, baseados na abordagem bibliográfica. Conclusão: Os estudos interdisciplinares na área da Comunicação Alternativa merecem destaque; investimento em recursos adequados as necessidades dos usuários de Comunicação Alternativa devem sempre fazer parte do rol de pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).