Estudo bibliométrico da produção científica sobre a associação de pais e amigos dos excepcionais

João Henrique da Silva, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo analisar as produções científicas oriundas de teses e dissertações sobre a temática Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de um estudo quali-quantitativo, de abordagem metodológica bibliométrica e de análise de conteúdo. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos em três etapas que incluem a fase de preparação teórica e metodológica, de coleta e registro de dados, e de sistematização e análise dos resultados. Os resultados apontaram que a maioria da produção acadêmica foi realizada no mestrado, entre os anos de 2008 a 2011, e por pessoas do sexo feminino. Foram localizados 29 instituições de ensino entre os 75 trabalhos, os quais concentram-se na região sudeste e sul do país. Constatou-se também que os estudos estão direcionados para o campo de conhecimento da Saúde e Educação. A produção acadêmica analisada apresenta diferentes temáticas relacionadas à educação, bem como objetivos, tipos de estudo e resultados obtidos. Portanto, a pesquisa contribui para discutir sobre o papel das unidades apaeanas na oferta de serviço de apoio complementar ou substitutivo à educação, em vista da qualidade de ensino e efetivação dos direitos.


Palavras-chave


Educação Especial; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Análise bibliométrica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X18170

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________