Caracterização da produção científica em Educação Especial na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): um estudo bibliométrico

Luciana Pizzani, Suzelei Faria Bello, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo


Objetivo: Caracterizar, por meio da abordagem bibliométrica, a produção científica em Educação Especial presente nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A BVS é coordenada pela Bireme - Centro Especializado da Organização Pan-Americana de Saúde cujo objetivo é promover a disseminação e uso da informação científica em saúde.

Método: A metodologia da pesquisa foi realizada observando-se os seguintes passos: revisão de literatura sobre educação especial e bibliometria; coleta de dados no site da Bireme sobre a presença da educação especial nas bases de dados; organização, tratamento bibliométrico e análise dos dados coletados utilizando os softwares MS Excel e Vantage Point.

Resultados: Foram produzidos indicadores que permitiram verificar que o idioma predominante das produções científicas foi o Português; a maioria dos registros foi escrita de forma individual; as temáticas mais abordadas foram a psicologia e psicologia do desenvolvimento.

Conclusão: Esses indicadores bibliométricos caracterizaram o estado da arte da produção científica em Educação Especial nas diversas bases de dados da Bireme e também demonstraram a interdisciplinaridade entre Ciências da Saúde e a Educação Especial.



Palavras-chave: Educação Especial; Análise bibliométrica; Avaliação da produção científica.


Palavras-chave


Special Education; Bibliometric analysis; Scientific production evaluation.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X1426

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________