<b> Caracterização da produção científica em Educação Especial na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): um estudo bibliométrico <b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X1426Palabras clave:
Special Education, Bibliometric analysis, Scientific production evaluation.Resumen
Objetivo: Caracterizar, por meio da abordagem bibliométrica, a produção científica em Educação Especial presente nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A BVS é coordenada pela Bireme - Centro Especializado da Organização Pan-Americana de Saúde cujo objetivo é promover a disseminação e uso da informação científica em saúde.
Método: A metodologia da pesquisa foi realizada observando-se os seguintes passos: revisão de literatura sobre educação especial e bibliometria; coleta de dados no site da Bireme sobre a presença da educação especial nas bases de dados; organização, tratamento bibliométrico e análise dos dados coletados utilizando os softwares MS Excel e Vantage Point.
Resultados: Foram produzidos indicadores que permitiram verificar que o idioma predominante das produções científicas foi o Português; a maioria dos registros foi escrita de forma individual; as temáticas mais abordadas foram a psicologia e psicologia do desenvolvimento.
Conclusão: Esses indicadores bibliométricos caracterizaram o estado da arte da produção científica em Educação Especial nas diversas bases de dados da Bireme e também demonstraram a interdisciplinaridade entre Ciências da Saúde e a Educação Especial.
Palavras-chave: Educação Especial; Análise bibliométrica; Avaliação da produção científica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).