Avaliação dos estudantes público alvo da educação especial: perspectiva dos professores especializados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33082

Palavras-chave:

Educação Especial, inclusão escolar, avaliação educacional

Resumo

O presente relato apresenta os resultados de um estudo realizado com professores do atendimento educacional especializado que atuavam em salas de recursos multifuncionais. Participaram sete professores da rede municipal de um município paulista, de médio porte, que contabilizava 1.314 matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais, e foi baseada em entrevistas com grupos focais realizadas durante dois encontros. Todos os encontros foram videogravados, e posteriormente as falas foram transcritas e analisadas usando-se o software Atlas-ti. O corpus do estudo foi composto por 240 excertos nas narrativas dos professores, classificadas em 165 códigos e 16 famílias. Os resultados foram organizados nos seguintes temas: a) O Processo de avaliação para identificação; b) A questão do diagnóstico clínico, c) Avaliação para planejamento, d) Plano de atendimento, e) Avaliação do desempenho no atendimento educacional individualizado, f) Avaliação do rendimento acadêmico na classe comum, g) Retenção/promoção de nível ou série, h) Participação dos alunos em avaliações padronizadas de larga escala. No conjunto as evidencias permitem concluir que coexistem uma variedade de processos de avaliação, o que indica a falta de diretrizes mais claras para as escolas e professores. Observou-se fragilidades nos processos de avaliação para identificação, negligencia em relação aos processos de avaliação tanto para planejamento quanto do desempenho, o que parece indicar que ainda estamos longe de garantir mais do que a presença, mas a efetivação do direito à educação dos alunos do público alvo da Educação Especial nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne/França (2007-2008), e Universidade de Salamanca/Espanha (2017) Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995). Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Programa de Pósgraduação em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), e do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e inclusão escolar. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar e política educacional. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.

Sabrina Mazo D´Affonseca, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui pós-doutorado em Educação Especial, doutorado em Psicologia, mestrado em Educação Especial e graduação em Psicologia pela UFSCar. Pesquisadora do Laboratório de Análise e Prevenção de Violência (Laprev - UFSCar) e do Grupo de Pesquisa: Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP - UFSCar). Atua, principalmente, no âmbito de Prevenção de violência e intervenção psicoterapêutica com mulheres, adolescentes e crianças.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Mendes, E. G., & D´Affonseca, S. M. (2018). Avaliação dos estudantes público alvo da educação especial: perspectiva dos professores especializados. Revista Educação Especial, 31(63), 923–938. https://doi.org/10.5902/1984686X33082

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial

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