Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X15248Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão Escolar, Currículo, Adaptação Curricular.Resumo
Visando investigar o conhecimento a respeito da adaptação curricular no âmbito da escola regular, o presente estudo teve por objetivo analisar as produções dos pesquisadores nacionais sobre adaptação curricular publicadas nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, embasado na técnica da pesquisa bibliográfica, que possibilita ao pesquisador conhecer e analisar assuntos já estudados. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento de todos os resumos de trabalhos publicados nos encontros que versavam sobre adaptação curricular e foram selecionados 29 resumos organizados em categorias de análise tais como: público alvo das pesquisas, tendências dos estudos (objetivos), classificação das disciplinas adaptadas e classificação dos tipos de adaptações descritas nas pesquisas. Os resultados encontrados indicam que a temática adaptação curricular apresenta um número pequeno de trabalhos publicados, sendo que, na maioria das vezes, têm como objetivo descrever e analisar como ocorrem as adaptações curriculares, sobretudo quando estas estão voltadas a indivíduos com deficiência visual. A demanda das adaptações está direcionada para a disciplina de Língua portuguesa e normalmente tendem a afetar diretamente o currículo escolar. Deste modo, conclui-se que adaptar o currículo não se trata de criar um novo currículo, mas sim torná-lo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos, o que requer um trabalho colaborativo entre todos os envolvidos no processo educacional, como também, a necessidade de realizar mais estudos nessa área.
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