Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27878

Palavras-chave:

Educação Especial. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Médio.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o perfil escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível ensino médio.  O estudo contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas estaduais de três municípios do interior do estado de São Paulo. Para coleta de dados, aplicou-se o questionário socioeconômico adaptado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA 2013). Os resultados indicaram perfil jovem dos estudantes, predominância do sexo masculino, baixo nível escolaridade dos pais, perfil econômico baixo e fragmentação do processo de escolarização, caracterizado pela interrupção dos estudos. Foi possível concluir que os estudantes reconhecem que o retorna a escola representa a oportunidade ascensão profissional, rompendo com o processo de fragmentação escolar. Destacamos a relevância do estudo, pois é necessário conhecer o perfil dos estudantes que frequentam a EJA, como forma de compreender sua caracterização e trajetória escolar, oportunizando o desenvolvimento educacional destes sujeitos no contexto do ensino regular.

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Biografia do Autor

Graciliana Garcia Leite, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da CAPES. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD,

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Leite, G. G., & Campos, J. A. de P. P. (2019). Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio. Revista Educação Especial, 32, e30/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X27878

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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