Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27878

Parole chiave:

Educação Especial. Educação de Jovens e Adultos. Ensino Médio.

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar o perfil escolar de estudantes com deficiência matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível ensino médio.  O estudo contou com a participação de 10 estudantes de diferentes escolas estaduais de três municípios do interior do estado de São Paulo. Para coleta de dados, aplicou-se o questionário socioeconômico adaptado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA 2013). Os resultados indicaram perfil jovem dos estudantes, predominância do sexo masculino, baixo nível escolaridade dos pais, perfil econômico baixo e fragmentação do processo de escolarização, caracterizado pela interrupção dos estudos. Foi possível concluir que os estudantes reconhecem que o retorna a escola representa a oportunidade ascensão profissional, rompendo com o processo de fragmentação escolar. Destacamos a relevância do estudo, pois é necessário conhecer o perfil dos estudantes que frequentam a EJA, como forma de compreender sua caracterização e trajetória escolar, oportunizando o desenvolvimento educacional destes sujeitos no contexto do ensino regular.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Graciliana Garcia Leite, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP, Brasil. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da CAPES. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD,

Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professor adjunto, nível IV, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009). Atua como docente no curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Além do ensino, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, principalmente nos seguintes temas: educação especial, formação de professores, deficiência intelectual, didática e práticas pedagógicas no contexto inclusivo, a educação especial no contexto do ensino médio e da educação de jovens e adultos, profissionalização de pessoas com deficiência.

Riferimenti bibliografici

AJALA, M.C. Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena – PR. Monografia de Especialização – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 44 p. 2011. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1647/1/MD_PROEJA_2012_IV_16.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

ANTUNES, V.; KATIUSCIA, C. História de Vida de alunos com deficiência intelectual: percurso escolar e a constituição do sujeito. 2012. 154 f. Tese de Doutorado – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: < http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/images/pdf/KatiusciaAntunes_Tese_2012.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 >. Acesso em: 01 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Resolução SE 3, de 13-1-2010: Dispõe sobre alterações na organização dos cursos de Educação de Jovens e Adultos, mantidos pelas escolas estaduais. Brasília, 2010b. Disponível em: < http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/03_10.HTM?Time=26/01/2016%2014:10:28 >. Acesso em: 29 mar. 2016.

BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de jovens e adultos. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2004. 144p.

FOGLI, B.F.C.D.F.; A dialética da inclusão em educação: uma possibilidade em um cenário de contradições “Um estudo de caso sobre a implementação da política de inclusão para alunos com deficiências na rede de ensino Faetec”. 2010. 173 f. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/images/pdf/BiancaFogli_Tese_2010.pdf >. Acesso em: 10 jul. 2015.

FERREIRA, L.D.M. Juvenilização na educação de jovens e adultos de Ouro Preto/MG: trajetórias e perspectivas dos estudantes mais jovens. 2015. 122 f. Dissertação de Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana, Minas Gerais. Disponível em: < http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5428/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Juveniliza%C3%A7%C3%A3oEduca%C3%A7%C3%A3oJovens.pdf >. Acesso em: 15 out. 2015.

FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

FREITAS, M.A.S. Estudantes com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: interfaces do processo de escolarização. 2014. 140 f. Dissertação de mestrado em Educação - Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos: São Carlos. Disponível em: < http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7969 >. Acesso em: 20 fev. 2016.

GONÇALVES, T.G.G.L.; MELETTI, S. Escolarização de alunos com deficiência da educação de jovens e adultos: uma análise dos indicadores educacionais brasileiros 2012. In: VI Seminário Nacional de pesquisa em educação especial. Londrina – ES, 2011. Disponível em: < http://www.uel.br/pos/mestredu/images/stories/downloads/dissertacoes/2012/2012_-_GONCALVES_Taisa_Grasiela_Gomes_Liduenha.pdf >. Acesso em: 01 mar. 2016.

HAAS, C. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re)invenção da articulação necessária entre as áreas. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 347-360, maio/ago. 2015. Disponível em: < http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/9038/0 >. Acesso em: 01 mar. 2016.

HAAS, C. Narrativas e percursos escolares de jovens e adultos com deficiência: “Isso me lembra uma história”. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70601/000877766.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 01 mar. 2015.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M.C. Aprendizagem de jovens e adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo Perspec. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 29-40, mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2015.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M.C. Transformações nas políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no início do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 197-217, maio-ago., 2015. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n96/1678-7110-ccedes-35-96-00197.pdf >. Acesso em: 01 mar. 2015.

KHOL, M. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação, n.12, p. 59-73, set/out/nov/dez, 1999.

LAPLANE, A.L.F. Condições para o ingresso e permanência de alunos com deficiência na escola. Cad. CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 191-205, mai. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000200191&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 de mar. 2016.

LIMA, F. O.; SILVA, N.R. Educação inclusiva de jovens e adultos em um município do interior de São Paulo. R e v i s t a C a d e r n o s d e E d u c a ç ã o., n.5 2, p.1-21, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/7312/5120. Acesso em: 01 fev. 2016.

MELETTI, S. M. F. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino no município de Londrina. In: 32ª Reunião Anual da ANPED: Sociedade, cultura e educação: novas regulações. Caxambu. 2009. p. 01- 12.

MOREIRA, L. C.; CARVALHO, A. P. de. (Des)continuidade nos estudos de alunos com deficiência na trajetória do Ensino Fundamental ao Médio: uma análise inicial dos microdados MEC/INEP. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. 283-298, jun. 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9132>. Acesso em: 30 jan. 2017.

SANTOS, W. R. Deficiência e BPC: o que muda na vida das pessoas atendidas? Revista

Ciência e Saúde coletiva. v. 16, supl. 1. P. 787 – 796, 2011. Disponível em: < http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S1413-81232011000700009&Ing=pt&nrm=iso&tlng=pt. >Acesso em 13 mai. 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-03-18

Come citare

Leite, G. G., & Campos, J. A. de P. P. (2019). Perfil escolar de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, nível ensino médio. Revista Educação Especial, 32, e30/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X27878

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.