<b>O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2933Palavras-chave:
Special education, Young and adults education, Specialized educational services.Resumo
O presente texto tem por objetivo mostrar como se constitui a parceria entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede municipal de uma cidade de médio porte da região central do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo que teve como referência metodológica a pesquisa exploratória, a partir da perspectiva do estudo de caso. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental que possuía alunos com deficiência matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A coleta dos dados se deu por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco o Atendimento Educacional Especializado junto aos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados, ainda que exploratórios, evidenciaram que a maioria dos alunos com deficiência da EJA tinha deficiência intelectual, eram trabalhadores e não frequentavam o AEE, uma vez que os professores da EJA não apresentavam dificuldades no trabalho com estes alunos. É preciso novos estudos que contemplem ações necessárias à efetiva parceria entre a EJA e a Educação Especial.
Palavras-chave: educação especial. educação de jovens e adultos. atendimento educacional especializado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).