O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial

Juliane Ap. de Paula Perez Campos, Márcia Duarte

Resumo


O presente texto tem por objetivo mostrar como se constitui a parceria entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede municipal de uma cidade de médio porte da região central do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo que teve como referência metodológica a pesquisa exploratória, a partir da perspectiva do estudo de caso. O estudo foi realizado em uma escola municipal de ensino fundamental que possuía alunos com deficiência matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A coleta dos dados se deu por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco o Atendimento Educacional Especializado junto aos alunos com deficiência da Educação de Jovens e Adultos. Os resultados, ainda que exploratórios, evidenciaram que a maioria dos alunos com deficiência da EJA tinha deficiência intelectual, eram trabalhadores e não frequentavam o AEE, uma vez que os professores da EJA não apresentavam dificuldades no trabalho com estes alunos. É preciso novos estudos que contemplem ações necessárias à efetiva parceria entre a EJA e a Educação Especial.


Palavras-chave: educação especial. educação de jovens e adultos. atendimento educacional especializado.

Palavras-chave


Special education; Young and adults education; Specialized educational services.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2933

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________