Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: considerações sobre as pesquisas em dissertações e teses no período de 1988 a 2008

Jéssica de Brito, Juliane Ap. de Paula Perez Campos

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4848

 

O objetivo deste estudo foi investigar produções científicas sobre a temática da educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, presentes em dissertações e teses no período de 1988 a 2008. Para isso, realizou-se o levantamento no banco de teses da Capes, por meio de busca com descritores específicos que contemplassem a educação de jovens e adultos, educação especial, e deficiência intelectual e mental. Foram selecionadas dez produções distribuídas em seis Instituições de Ensino Superior (IES), a maioria oriundas de IES públicas, relativas ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e defendidas na década de 2000. A maior parte dos estudos incidiu sobre a alfabetização e sinalizou a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas, bem como a importância da interação dos jovens e adultos portadores de deficiência intelectual com seus professores. Verificou-se ainda a existência de poucos estudos pertinentes a essa população em questão; apontando para um campo de conhecimento a ser devidamente desvendado.

Palavras-chave: Alunos com deficiência intelectual; Educação de jovens e adultos; Educação Especial.

 

 


Palavras-chave


Students with intellectual disabilities; Youth and adult special education

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4848

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________