<b>Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: considerações sobre as pesquisas em dissertações e teses no período de 1988 a 2008 <b/>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X4848Palavras-chave:
Students with intellectual disabilities, Youth and adult special educationResumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4848
O objetivo deste estudo foi investigar produções científicas sobre a temática da educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, presentes em dissertações e teses no período de 1988 a 2008. Para isso, realizou-se o levantamento no banco de teses da Capes, por meio de busca com descritores específicos que contemplassem a educação de jovens e adultos, educação especial, e deficiência intelectual e mental. Foram selecionadas dez produções distribuídas em seis Instituições de Ensino Superior (IES), a maioria oriundas de IES públicas, relativas ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e defendidas na década de 2000. A maior parte dos estudos incidiu sobre a alfabetização e sinalizou a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas, bem como a importância da interação dos jovens e adultos portadores de deficiência intelectual com seus professores. Verificou-se ainda a existência de poucos estudos pertinentes a essa população em questão; apontando para um campo de conhecimento a ser devidamente desvendado.
Palavras-chave: Alunos com deficiência intelectual; Educação de jovens e adultos; Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).