Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644461383Palavras-chave:
Currículo, Gestão escolar, Democracia.Resumo
O objetivo deste ensaio é tecer relações entre currículo e gestão no âmbito da escola, sem desconsiderar o plano maior da política educacional em que se insere. Defende-se a escola pública como protagonista da recontextualização de políticas públicas e capaz, portanto, de construir relações genuinamente democráticas entre currículo e gestão. Considera-se que o currículo em ação com vistas à emancipação humana vincula-se diretamente aos conceitos de democracia e de cultura, na perspectiva da interculturalidade. Entende-se a função administrativa / gestora tanto na dimensão concernente à administração escolar propriamente dita quanto na dimensão pedagógica, visto que a razão de ser, ou o fim por excelência da escola é a educação dos estudantes, o que a dota de finalidade e natureza peculiares e supõe critérios especiais de organização. Tais critérios precisam ser estabelecidos em conformidade com as caraterísticas do trabalho nela desenvolvido, ou seja, o trabalho pedagógico. Considerando-se ser este último da alçada do currículo, fica evidenciada a inevitável existência de relações entre ele e a administração/gestão, ideia que o texto defende e referencia teoricamente.
What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopyReferências
APPLE, Michael Whitman. Ideologia e currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: BARROSO, João (org). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora, 1996, pp. 167-189.
BARROSO, João. Os novos modos de regulação das políticas educativas na Europa: da regulação do sistema a um sistema de regulações. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 39, p. 19-28, jul. 2004.
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial - Out. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 26 abril, 2020.
BARROSO, João. A autonomia das escolas: retórica, instrumento e modo de regulação da acção política. In: AAVV. A autonomia das escolas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/237669078. Acesso em: 03 setembro, 2020.
CANDAU, Vera Maria. Revista Nuevamerica / Novamerica, n. 91, set. 2001. Entrevista.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia. Currículo em ação: buscando a compreensão do cotidiano da escola básica. Pro-Posições, v. 5, n. 3[15], nov. 1994.
GIMENO SACRISTÁN, Jose. O que significa o currículo? In: GIMENO SACRISTÁN, J. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
GIROUX, Henry. Pedagogia Radical: subsídios. São Paulo: Cortez, 1983.
GIROUX, Henry. Para além das teorias da reprodução: teoria crítica e resistência em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: teoria e história. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1995
HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Estado gerencial, reestruturação educativa e gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 63-78, jan./abr. 2008.
HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Políticas curriculares, Estado e regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1337-1354, out-dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso: em 07 maio, 2020.
KRAWCZYK, Nora Rut. Políticas de regulação e mercantilização da educação: socialização para uma nova cidadania? Educação e Socieade, Campinas, vol. 26, n. 92, p. 799-819, Especial - Out. 2005.
LADSON-BILLINGS Gloria. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente. Educação e Sociedade, n. 79, 2002. Entrevista.
LIMA, Emília Freitas de. Apontamentos sobre ensino e formação de professores intermulticulturais Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n. 27, p. 65-81, jan./jun. 2009.
McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2ª ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
MIGUEL, Luis Felipe. Teoria democrática atual: esboço de mapeamento. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n° 59, 1º semestre de 2005, pp. 5-42. Disponível em: <http://www.anpocs.com/index.php/edicoes-anteriores/bib-59/569-teoria-democratica-atual-esboco-de-mapeamento/file>. Acesso em 20 Abril, 2020.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, n. 18. set./out./nov./dez. 2001.
NÓVOA, António. Para uma análise das instituições escolares. In: NÓVOA, António. (org.). As organizações escolares em análise. 1ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. P. 13-43.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
PACHECO, José Augusto. A. Currículo e gestão escolar no contexto das políticas educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.27, n.3, p. 377-390, set./dez. 2011.
PARO, Vitor Henrique. Situação e perspectivas da administração da educação brasileira: uma contribuição. Revista Brasileira de Administração da Educação. Brasília, v. 9, n. 1, p. 9-36, jan./jun. 1993.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. 10ª ed. rev. ampl. Porto Alegre: Sulina, 1982.
SILVA JR., Celestino Alves. Para uma teoria da escola pública no Brasil. Marília: M3T Edições e Treinamento, 2015.
THIESEN, Juares da Silva. Currículo e gestão escolar: territórios de autonomia colocados sob a mira dos standards educacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 1, p. 192-202, jan./abr. 2014.
TORO, José Bernardo. Educación para la democracia. CIVICUS/Funredes, Bogotá, 1999. Disponível em <https://scholar.google.com/scholar? cluster= 6190629558671922318&hl=pt -BR&as_sdt=2005&sciodt=0,5>. Acesso em 20.04.2020.
TUBINO, Fidel. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Disponível em: <https://red.pucp.edu.pe/ridei/wp-content /uploads /biblioteca /inter funcional.pdf >. Acesso: 03 Set. 2020.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 20 abril, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________