Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461383

Palavras-chave:

Currículo, Gestão escolar, Democracia.

Resumo

 

O objetivo deste ensaio é tecer relações entre currículo e gestão no âmbito da escola, sem desconsiderar o plano maior da política educacional em que se insere. Defende-se a escola pública como protagonista da recontextualização de políticas públicas e capaz, portanto, de construir relações genuinamente democráticas entre currículo e gestão. Considera-se que o currículo em ação com vistas à emancipação humana vincula-se diretamente aos conceitos de democracia e de cultura, na perspectiva da interculturalidade. Entende-se a função administrativa / gestora tanto na dimensão concernente à administração escolar propriamente dita quanto na dimensão pedagógica, visto que a razão de ser, ou o fim por excelência da escola é a educação dos estudantes, o que a dota de finalidade e natureza peculiares e supõe critérios especiais de organização. Tais critérios precisam ser estabelecidos em conformidade com as caraterísticas do trabalho nela desenvolvido, ou seja, o trabalho pedagógico. Considerando-se ser este último da alçada do currículo, fica evidenciada a inevitável existência de relações entre ele e a administração/gestão, ideia que o texto defende e referencia teoricamente.

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Biografia do Autor

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP); Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE).   What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Celso Luiz Aparecido Conti, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); Departamento de Educação (DEd); Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE).     What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Renata Maria Moschen Nascente, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH); Departamento de Educação (DEd); Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE).  What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Lima, E. F. de, Conti, C. L. A., & Nascente, R. M. M. (2021). Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade. Educação, 46(1), e100/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644461383

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