<b>A formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/multicultural</b>

Autores

  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Palavras-chave:

Didactics, Inter/multiculturalism, Initial formation of teachers.

Resumo

O artigo começa por apresentar a concepção de formação de professores na qual se pauta e, dentro dela, discutir o lugar e a função da formação inicial/básica, aí inserida a discussão sobre o papel da Didática. Em seguida, procura justificar a defesa da perspectiva inter/multicultural e os principais domínios nela envolvidos. A principal justificativa para assumir a Didática na perspectiva inter/multicultural está pautada na constatação de que a escola pública brasileira não incorporou efetivamente as demandas das classes populares como conseqüência da suposta democratização do ensino. É defendida a lógica da aprendizagem, baseada na idéia de que todos os alunos podem e devem aprender e na conseqüente necessidade de incorporação, pela escola, das contribuições das diferentes tradições culturais trazidas pelos alunos, abrindo espaço para a revisão crítica da cultura escolar, de seus rituais, normas, valores, concepções. Finalmente, são tecidas reflexões buscando reiterar alguns aspectos considerados fundamentais ao conjunto das discussões empreendidas, entre os quais o de que aderir à perspectiva inter/multicultural da Didática não exclui a discussão das bases teóricas do pensamento pedagógico, nem a preocupação com aspectos do como-fazer envolvidos no processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos/as alunos/as. É defendida a idéia de que, além da formação, é preciso lutar por melhores condições de carreira e de trabalho docentes.

Palavras-chave: Didática. Inter/multiculturalismo. Formação de professores.

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Como Citar

Lima, E. F. de. (2009). <b>A formação inicial de professores e a didática na perspectiva inter/multicultural</b>. Educação, 34(1), 165–178. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1595

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Artigo Demanda Contínua