Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos

Autores

  • Cristiane Fontes Oliveira Universidade Federal de São Carlos.
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413140

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Letramento, Educação Intercultural.

Resumo

O artigo pretende promover uma reflexão sobre a necessidade de implementação prática, no quotidiano escolar, da Educação Intercultural e em Direitos Humanos, com foco na temática de gênero. Nesse sentido, apresentamos um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos, realizados no contexto de aulas da disciplina de Língua Portuguesa, que tiveram como objetivo problematizar com estudantes, por meio de práticas de letramento, a situação da mulher na contemporaneidade. Nesse contexto, a metodologia proposta por Paulo Freire foi apresentada como ferramenta privilegiada para transpor da teoria à prática tal Educação. Assim, mediante a análise da vivência de estudantes (sujeitos da pesquisa) em Círculos de Cultura, tendo como tema gerador o sexismo, constatamos que a educação escolar pode conduzir o(a) aluno(a) de uma consciência alienada para uma consciência crítica.

Biografia do Autor

Cristiane Fontes Oliveira, Universidade Federal de São Carlos.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Área de Concentração em Processos de Ensino e Aprendizagem).

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Oliveira, C. F., & Lima, E. F. de. (2015). Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos. Educação, 40(2), 333–346. https://doi.org/10.5902/1984644413140

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.