Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos

Autores/as

  • Cristiane Fontes Oliveira Universidade Federal de São Carlos.
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644413140

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos, Letramento, Educação Intercultural.

Resumen

O artigo pretende promover uma reflexão sobre a necessidade de implementação prática, no quotidiano escolar, da Educação Intercultural e em Direitos Humanos, com foco na temática de gênero. Nesse sentido, apresentamos um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos, realizados no contexto de aulas da disciplina de Língua Portuguesa, que tiveram como objetivo problematizar com estudantes, por meio de práticas de letramento, a situação da mulher na contemporaneidade. Nesse contexto, a metodologia proposta por Paulo Freire foi apresentada como ferramenta privilegiada para transpor da teoria à prática tal Educação. Assim, mediante a análise da vivência de estudantes (sujeitos da pesquisa) em Círculos de Cultura, tendo como tema gerador o sexismo, constatamos que a educação escolar pode conduzir o(a) aluno(a) de uma consciência alienada para uma consciência crítica.

Biografía del autor/a

Cristiane Fontes Oliveira, Universidade Federal de São Carlos.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Área de Concentração em Processos de Ensino e Aprendizagem).

Publicado

2015-05-29

Cómo citar

Oliveira, C. F., & Lima, E. F. de. (2015). Análise de uma experiência de letramento na perspectiva da educação em direitos humanos. Educación, 40(2), 333–346. https://doi.org/10.5902/1984644413140

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.