A participação social como fundamento da gestão democrática da escola: confluências entre princípios e autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464881

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Autonomia, Escola Pública.

Resumo

A gestão democrática vem sendo construída no Brasil a partir da década de 1990, coincidindo com o período de reformas na educação e de um processo maior, a reforma do próprio Estado brasileiro. O presente artigo busca refletir sobre a importância da gestão democrática no processo educacional, considerando a necessidade de articulação entre as ações pedagógicas e a função social da escola, bem como as implicações políticas e sociais deste modo de gestão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que abrange discussões teóricas sobre o tema em estudo. O foco de análise evidencia o modo como a atuação comprometida da equipe gestora pode possibilitar a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo, através da gestão compartilhada, uma autonomia construída pela participação social, a qual permite a legitimação do sucesso escolar e, consequentemente, o amadurecimento da democracia no país.

Biografia do Autor

Lilianne Borba Castro, Secretaria da Educação do Estado da Bahia: Salvador, BA,Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestra em Educação pela UESB; Professora da Rede Estadual de Ensino; Graduada em Letras e Pós-Graduada em Linguística, ambos pela UNEB; Pós-Graduada em Gestão Pública pela FACITE; Pós-Graduada em Gestão da Educação Profissional pela UNEB.

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Secretaria Municipal de Educação, Dário Meira, BA

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Graduada em Pedagogia pela UESB. Professora da rede pública municipal de Dário Meira-BA

Adenilson Souza da Cunha Júnior, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação FaE/UFMG. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Educação NPGED/UFS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UESB).

Claudio Pinto Nunes, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB). É Vice-Presidente Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Líder do Grupo de Estudos Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtivida Científica do CNPq.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Castro, L. B., Ribeiro, J. C. de O. A., Cunha Júnior, A. S. da, & Nunes, C. P. (2023). A participação social como fundamento da gestão democrática da escola: confluências entre princípios e autonomia. Educação, 48(1), e17/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644464881

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