“Se a gente deixasse os professores trabalharem...”: sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública e os programas privados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485431

Palavras-chave:

Gestão escolar; Gestão pública; Programas privados.

Resumo

Este artigo que pretendeu analisar os sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública da educação e os programas de políticas do setor privado, constrói um aporte teórico em que discute como as concepções gerencialistas tem intencionado adequar a escola às perspectivas neoliberais. Mas ao considerar a incompletude e a provisoriedade como elementos constituintes dos processos sociais, a pesquisa compreende que mesmo frente a uma lógica que tenta fechar a produção de outras possibilidades de vida, tal qual a lógica neoliberal, há sempre algo que escapa a tentativa de totalidade. Como percurso teórico-metodológico, esta investigação assume a Teoria do Discurso fugindo dos determinismos que infligem as análises sobre a educação. Dessa forma, foram selecionados como colaboradores da pesquisa, três gestores de escolas públicas municipais de Caruaru, agreste pernambucano, escolhidos a partir do perfil de suas escolas. A análise dos dados aponta para sentidos baseados fortemente na tentativa de constituir um trabalho colaborativo nas escolas e na confiança sobre o trabalho dos professores. Entretanto, os gestores apontam que a grande quantidade de projetos propostos para as escolas parece partir da desconfiaça da escola cumprir seu papel formativo.

Biografia do Autor

Maria Julia Carvalho de Melo, State University of Paraíba

Doutora em Educação (UFPE); Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Federal University of Pernambuco

Doutora em Educação (UFPE); Professora do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste

Referências

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a Educação Municipal. Educação Sociedade. Campinas, SP, CEDES, v. 23, n. 80, p. 49 ‐ 71, setembro, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/57qR4WBxvqrBSDRgpSBNvXJ/abstract/?lang=pt. Acesso: 14 ago. 2023.

BALL, Stephen. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v.5, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023.

BALL, Stephen; YOUDELL, Deborah. Privatización encubierta de la educación pública. In: V CONGRESO MUNDIAL DE LA INTERNATIONAL DE LA EDUCACIÓN. Informe. Brussels: Internacional de la Educación, 2007. Disponível em: https://observatorioeducacion.org/sites/default/files/ball_s._y_youdell_d._2008_la_privatizacion_encubierta_en_la_educacion_publica.pdf. Acesso: 14 ago. 2023.

BEECH, Jason. A internacionalização das políticas educativas na América Latina. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.32-50, Jul/Dez, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6575072/mod_resource/content/0/beechinternalizac%CC%A7a%CC%83onaame%CC%81ricalatina.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

BIESTA, Gert; TEDDER, Michael. How is agency possible? Towards an ecological understanding of agency-as-achievement. Exeter: Teaching & Learning Research Programme, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228644383_How_is_agency_possible_Towards_an_ecological_understanding_of_agency-as-achievement#fullTextFileContent. Acesso: 14 ago. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 14 ago. 2023.

BURITY, Joanildo Albuquerque. Desconstrução, hegemonia e democracia: o pós-marxismo de Ernesto Laclau. In: OLIVEIRA, Marcos Aurélio Guedes de (org.). Política e contemporaneidade no Brasil. Recife: Bagaço, 1997, p. 29-74.

CHAUI, Marilena. (30 de janeiro de 2017). O retrato de uma catástrofe. Acesso em 14 de agosto de 2018, Disponível em Jornalistas Livres: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=475162479274301&id=292074710916413

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FULLAN, Micheal; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.

GARCIA, Teise. Incidência do setor privado na dimensão da gestão educacional na educação básica: programas e atores (2005-2015). In: GARCIA, Teise; ADRIÃO, Theresa (ors.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). Curitiba : CRV, 2018.

GOMES, Danyella Jakelyne Lucas. Modernização da gestão nas escolas de referência em ensino médio em Pernambuco: um toque de gerencialismo na educação. Revista Administração Educacional - CE – UFPE, Recife-PE, v.10 n.2 p. 19-34, jul/dez, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/245699. Acesso em: 14 ago. 2023.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 46, p. 1-18, Jul./Set., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915/5832. Acesso: 14 ago. 2023.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Posmarxismo sin pedido de desculpas. In: LACLAU, Ernesto. Nuevas reflexiones sobre la revolución de nuestro tiempo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000, p. 111-145.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LEITE, Carlinda. Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Asa, 2003.

LEITE, Carlinda. A territorialização das políticas e das práticas educativas. In: LEITE, Carlinda. (org.). Mudanças curriculares em Portugal: transição para o século XXI. Porto: Porto Editora, 2005. p. 15-32

LIRA, Ildo Salvino de. Percepções de diretores escolares sobre os impactos da política de responsabilização educacional de Pernambuco. Revista Administração Educacional - CE - UFPE Recife-PE, v.11, n. 2, p. 42-57, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/248519/37719. Acesso em: 14 ago. 2023.

LOPES, Alice Casimiro; BURITY, Joanildo Albuquerque; MENDONÇA, Daniel de. Apresentação. In: LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política emocrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 7-33.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Produção das práticas curriculares de professoras da educação básica: ações articulatórias com as políticas de avaliação. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 43, p. 10-36, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9607. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; VELOSO, Tamires Barros; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Processos de negociações-articulações no terreno do indecindível: produção de políticas-práticas curriculares no agreste pernambucano. In: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres (org.). Políticas curriculares, alfabetização e infância: por outras passagens. Curitiba: CRV, 2021, p. 183-201.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Práticas curriculares coletivas de professores do 1º ciclo da educação básica de Portugal. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2006-2021, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12714. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Bzd4JbzmXBDLP3tMYFgQGHb/. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, 2023. Disponível: https://www.scielo.br/j/er/a/Dw8zPDcjPh4mV7tY7Rv9nCj/. Acesso em: 14 ago. 2023.

PRIESTLEY, Mark; BIESTA, Gert; ROBINSON, Sarah. Teacher agency: what is it and why does it matter? In: EVERS, Jelmer; KNEYBER, René (ed.). Flip the system: changing education from the ground up. London: Routledge, p. 134-148, 2015.

SILVA, Andréia Ferreira da; DRABACH, Nadia Pedrotti. Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018). Educação e Filosofia, Uberlandia, v.37, n.79, p. 115-144, jan/abr. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65512. Acesso em: 14 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Melo, M. J. C. de, & Almeida, L. A. A. de. (2024). “Se a gente deixasse os professores trabalharem.”: sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública e os programas privados. Educação, 49(1), e108/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485431

Edição

Seção

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.