“Se a gente deixasse os professores trabalharem...”: sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública e os programas privados

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644485431

Mots-clés :

Gestão escolar; Gestão pública; Programas privados.

Résumé

Este artigo que pretendeu analisar os sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública da educação e os programas de políticas do setor privado, constrói um aporte teórico em que discute como as concepções gerencialistas tem intencionado adequar a escola às perspectivas neoliberais. Mas ao considerar a incompletude e a provisoriedade como elementos constituintes dos processos sociais, a pesquisa compreende que mesmo frente a uma lógica que tenta fechar a produção de outras possibilidades de vida, tal qual a lógica neoliberal, há sempre algo que escapa a tentativa de totalidade. Como percurso teórico-metodológico, esta investigação assume a Teoria do Discurso fugindo dos determinismos que infligem as análises sobre a educação. Dessa forma, foram selecionados como colaboradores da pesquisa, três gestores de escolas públicas municipais de Caruaru, agreste pernambucano, escolhidos a partir do perfil de suas escolas. A análise dos dados aponta para sentidos baseados fortemente na tentativa de constituir um trabalho colaborativo nas escolas e na confiança sobre o trabalho dos professores. Entretanto, os gestores apontam que a grande quantidade de projetos propostos para as escolas parece partir da desconfiaça da escola cumprir seu papel formativo.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Julia Carvalho de Melo, State University of Paraíba

Doutora em Educação (UFPE); Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Université fédérale du pernambouc

Doutora em Educação (UFPE); Professora do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste

Références

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Implicações da nova lógica de ação do Estado para a Educação Municipal. Educação Sociedade. Campinas, SP, CEDES, v. 23, n. 80, p. 49 ‐ 71, setembro, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/57qR4WBxvqrBSDRgpSBNvXJ/abstract/?lang=pt. Acesso: 14 ago. 2023.

BALL, Stephen. Profissionalismo, Gerencialismo e Performatividade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v.5, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2023.

BALL, Stephen; YOUDELL, Deborah. Privatización encubierta de la educación pública. In: V CONGRESO MUNDIAL DE LA INTERNATIONAL DE LA EDUCACIÓN. Informe. Brussels: Internacional de la Educación, 2007. Disponível em: https://observatorioeducacion.org/sites/default/files/ball_s._y_youdell_d._2008_la_privatizacion_encubierta_en_la_educacion_publica.pdf. Acesso: 14 ago. 2023.

BEECH, Jason. A internacionalização das políticas educativas na América Latina. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.32-50, Jul/Dez, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6575072/mod_resource/content/0/beechinternalizac%CC%A7a%CC%83onaame%CC%81ricalatina.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.

BIESTA, Gert; TEDDER, Michael. How is agency possible? Towards an ecological understanding of agency-as-achievement. Exeter: Teaching & Learning Research Programme, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228644383_How_is_agency_possible_Towards_an_ecological_understanding_of_agency-as-achievement#fullTextFileContent. Acesso: 14 ago. 2023.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 14 ago. 2023.

BURITY, Joanildo Albuquerque. Desconstrução, hegemonia e democracia: o pós-marxismo de Ernesto Laclau. In: OLIVEIRA, Marcos Aurélio Guedes de (org.). Política e contemporaneidade no Brasil. Recife: Bagaço, 1997, p. 29-74.

CHAUI, Marilena. (30 de janeiro de 2017). O retrato de uma catástrofe. Acesso em 14 de agosto de 2018, Disponível em Jornalistas Livres: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=475162479274301&id=292074710916413

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FULLAN, Micheal; HARGREAVES, Andy. Por que é que vale a pena lutar? Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2001.

GARCIA, Teise. Incidência do setor privado na dimensão da gestão educacional na educação básica: programas e atores (2005-2015). In: GARCIA, Teise; ADRIÃO, Theresa (ors.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidências de atores privados nos sistemas estaduais (2005-2015). Curitiba : CRV, 2018.

GOMES, Danyella Jakelyne Lucas. Modernização da gestão nas escolas de referência em ensino médio em Pernambuco: um toque de gerencialismo na educação. Revista Administração Educacional - CE – UFPE, Recife-PE, v.10 n.2 p. 19-34, jul/dez, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/245699. Acesso em: 14 ago. 2023.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 46, p. 1-18, Jul./Set., 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915/5832. Acesso: 14 ago. 2023.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Posmarxismo sin pedido de desculpas. In: LACLAU, Ernesto. Nuevas reflexiones sobre la revolución de nuestro tiempo. Buenos Aires: Nueva Visión, 2000, p. 111-145.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LEITE, Carlinda. Para uma escola curricularmente inteligente. Porto: Asa, 2003.

LEITE, Carlinda. A territorialização das políticas e das práticas educativas. In: LEITE, Carlinda. (org.). Mudanças curriculares em Portugal: transição para o século XXI. Porto: Porto Editora, 2005. p. 15-32

LIRA, Ildo Salvino de. Percepções de diretores escolares sobre os impactos da política de responsabilização educacional de Pernambuco. Revista Administração Educacional - CE - UFPE Recife-PE, v.11, n. 2, p. 42-57, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/248519/37719. Acesso em: 14 ago. 2023.

LOPES, Alice Casimiro; BURITY, Joanildo Albuquerque; MENDONÇA, Daniel de. Apresentação. In: LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política emocrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 7-33.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Produção das práticas curriculares de professoras da educação básica: ações articulatórias com as políticas de avaliação. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 43, p. 10-36, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9607. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; VELOSO, Tamires Barros; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Processos de negociações-articulações no terreno do indecindível: produção de políticas-práticas curriculares no agreste pernambucano. In: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres (org.). Políticas curriculares, alfabetização e infância: por outras passagens. Curitiba: CRV, 2021, p. 183-201.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Práticas curriculares coletivas de professores do 1º ciclo da educação básica de Portugal. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2006-2021, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12714. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Bzd4JbzmXBDLP3tMYFgQGHb/. Acesso em: 14 ago. 2023.

MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Negociação das políticas/práticas curriculares: o desenvolvimento profissional de professores(as) orientado para a decisão curricular. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, 2023. Disponível: https://www.scielo.br/j/er/a/Dw8zPDcjPh4mV7tY7Rv9nCj/. Acesso em: 14 ago. 2023.

PRIESTLEY, Mark; BIESTA, Gert; ROBINSON, Sarah. Teacher agency: what is it and why does it matter? In: EVERS, Jelmer; KNEYBER, René (ed.). Flip the system: changing education from the ground up. London: Routledge, p. 134-148, 2015.

SILVA, Andréia Ferreira da; DRABACH, Nadia Pedrotti. Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018). Educação e Filosofia, Uberlandia, v.37, n.79, p. 115-144, jan/abr. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65512. Acesso em: 14 ago. 2023.

Publié-e

2024-07-12

Comment citer

Melo, M. J. C. de, & Almeida, L. A. A. de. (2024). “Se a gente deixasse os professores trabalharem.”: sentidos de gestão escolar inscritos nas articulações entre a gestão pública e os programas privados. Educação, 49(1), e108/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485431

Numéro

Rubrique

Dossiê – Políticas-práticas curriculares para infância e formação de professores: perspectivas de análise em diferentes contextos nacionais e internacionais

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.