O Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (7420/2006): a tentativa de dar legalidade à accountability educacional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466936

Palavras-chave:

Responsabilização, Avaliação em larga escala, Qualidade Educacional

Resumo

A accountability ou responsabilidade educacional, tão debatida em pesquisas é o foco deste artigo, resultado da tese de doutoramento que analisou o projeto de Lei 7420/2006 e seus Substitutivos. O PL 7420/2006 dispõe sobre qualidade da educação básica e da responsabilidade dos gestores públicos pela sua promoção. A partir das pesquisas documental e bibliográfica, foram analisadas as categorias qualidade, avaliação, participação e responsabilidade (bem como suas dimensões), que emergiram das propostas de Lei. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mesmo com movimentos de resistência às concepções hegemônicas, a tentativa de juridificação da responsabilidade educacional no Brasil está permeada pela lógica gerencialista que busca fundamentos no ideário neoliberal e se utiliza de um discurso democrático para dar uma aparência participativa. Nesse sentido, o desfecho da proposta poderá acarretar uma concepção reducionista de qualidade educacional e uma concepção de responsabilidade pautada na culpabilização dos profissionais do magistério, em virtude da lógica que os perpassa.

Biografia do Autor

Fabiana Alvarenga Filipe, São Paulo State University

Aluna de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Possui Mestrado em Educação (2016) e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pertence à linha de pesquisa Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo e é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE - interinstitucional), de Rio Claro.

Regiane Helena Bertagna, São Paulo State University

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP / Rio Claro, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente no Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / IB / Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP / Rio Claro. Professora na educação básica do Estado de São Paulo (1990-1995). Presidente do Grupo de Avaliação Institucional do Instituto de Biociências da UNESP / Rio Claro (2009-2011). Editora-Chefe da Revista Educação: Teoria e Prática do Departamento de Educação da UNESP | / Rio Claro (2013-2015). Coordenadora do Curso de Pedagogia UNESP / Rio Claro desde 2016. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp / Rio Claro) e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED / Unicamp).

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

Filipe, F. A., & Bertagna, R. H. (2023). O Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (7420/2006): a tentativa de dar legalidade à accountability educacional no Brasil. Educação, 48(1), e20/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644466936