Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP): histórico e repercussões na organização do trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644490171Palavras-chave:
Avaliação externa em larga escala, Avaliação diagnóstica, Avaliação formativaResumo
O artigo tem por objetivo analisar a Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP), que fez parte do cotidiano das escolas estaduais de São Paulo de 2011 a 2022. Para tanto, realizamos pesquisas documental e bibliográfica, de modo a identificar seu histórico, características, as concepções que a sustentavam e as repercussões na organização do trabalho pedagógico. Foram analisados, a partir da técnica de análise de conteúdo, os materiais de apoio do professor que acompanhavam as AAPs e, ainda, dissertações, teses e artigos localizados no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os dados indicam que a AAP, anunciada pela Secretaria Estadual de Educação como diagnóstica e formativa, foi uma avaliação externa em larga escala pensada e implementada sem a participação dos docentes. Embora alguns pesquisadores identifiquem aspectos diagnósticos e formativos na AAP, a maioria das produções encontradas sinaliza que ela contribuiu para a indução de práticas pedagógicas e, em determinados casos, chegou a ocupar o espaço da avaliação da aprendizagem em sala de aula. Constituiu-se, pois, em mais uma avaliação externa em larga escala focalizada em resultados quantitativos, na trilha da perspectiva gerencialista, fruto do neoliberalismo.
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