Usos das avaliações externas em larga escala em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas: relações com a Avaliação Institucional Participativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443882

Palavras-chave:

avaliação externa em larga escala, avaliação institucional participativa, projeto político pedagógico.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as repercussões da política de Avaliação Institucional Participativa (AIP) no uso das avaliações externas por escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC). Quatro escolas com diferentes cenários de enraizamento da AIP foram acompanhas e seus Orientadores Pedagógicos e professores foram entrevistados. Foram consideradas as análises das avaliações externas presentes nos Projetos Pedagógicos, os tempos e espaços destinados para a discussão dessas avaliações e as práticas pedagógicas adotadas. Percebe-se que o uso das avaliações externas para favorecer a formação humana ainda é uma aprendizagem a ser desenvolvida mesmo pela escola com processos potencializados de AIP.

Biografia do Autor

Luana Ferrarotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. 

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Bragança Paulista.

Pesquisadora do Loed (Laboratório de Observação e Estudos Descritivos) da Faculdade de Educação/Unicamp.

Pesquisadora do Ares (Avaliação e Relações Escolares), do IFSP-Bragança Paulista. 

 

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Ferrarotto, L. (2021). Usos das avaliações externas em larga escala em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas: relações com a Avaliação Institucional Participativa. Educação, 46(1), e105/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644443882