O Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (7420/2006): a tentativa de dar legalidade à accountability educacional no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644466936

Mots-clés :

Responsabilização, Avaliação em larga escala, Qualidade Educacional

Résumé

A accountability ou responsabilidade educacional, tão debatida em pesquisas é o foco deste artigo, resultado da tese de doutoramento que analisou o projeto de Lei 7420/2006 e seus Substitutivos. O PL 7420/2006 dispõe sobre qualidade da educação básica e da responsabilidade dos gestores públicos pela sua promoção. A partir das pesquisas documental e bibliográfica, foram analisadas as categorias qualidade, avaliação, participação e responsabilidade (bem como suas dimensões), que emergiram das propostas de Lei. Os resultados da pesquisa evidenciaram que, mesmo com movimentos de resistência às concepções hegemônicas, a tentativa de juridificação da responsabilidade educacional no Brasil está permeada pela lógica gerencialista que busca fundamentos no ideário neoliberal e se utiliza de um discurso democrático para dar uma aparência participativa. Nesse sentido, o desfecho da proposta poderá acarretar uma concepção reducionista de qualidade educacional e uma concepção de responsabilidade pautada na culpabilização dos profissionais do magistério, em virtude da lógica que os perpassa.

Bibliographies de l'auteur-e

Fabiana Alvarenga Filipe, São Paulo State University

Aluna de Doutorado em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP - Campus de Rio Claro/SP. Possui Mestrado em Educação (2016) e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pertence à linha de pesquisa Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo e é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE - interinstitucional), de Rio Claro.

Regiane Helena Bertagna, São Paulo State University

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP / Rio Claro, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente no Departamento de Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP / IB / Rio Claro e no Programa de Pós-graduação em Educação UNESP / Rio Claro. Professora na educação básica do Estado de São Paulo (1990-1995). Presidente do Grupo de Avaliação Institucional do Instituto de Biociências da UNESP / Rio Claro (2009-2011). Editora-Chefe da Revista Educação: Teoria e Prática do Departamento de Educação da UNESP | / Rio Claro (2013-2015). Coordenadora do Curso de Pedagogia UNESP / Rio Claro desde 2016. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE - Unesp / Rio Claro) e do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (LOED / Unicamp).

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Publié-e

2023-04-20

Comment citer

Filipe, F. A., & Bertagna, R. H. (2023). O Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional (7420/2006): a tentativa de dar legalidade à accountability educacional no Brasil. Educação, 48(1), e20/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644466936