Políticas para a educação básica no Brasil em tempos de retrocessos democráticos: a desconstrução da agenda no governo Jair Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470211

Palavras-chave:

Educação Básica, Neoliberalismo, Retrocessos Democráticos.

Resumo

 O presente trabalho tem como objetivo analisar as ações/políticas educacionais implementadas no tempo presente e sua relação com a educação básica. Para tanto, inicialmente faremos um breve retrospecto histórico a partir do marco do Golpe de 2016, que culminou com o processo de impeachment da presidenta Dilma Vana Roussef (2011-2016) e, na sequência, as iniciativas do governo Michel Temer e as ações propostas e implementadas no governo de Jair Messias Bolsonaro. Assim, partimos das seguintes questões: quais projetos educacionais foram implementados para a educação básica a partir de 2019? Qual a relação dessas propostas com o modus operandi do neoliberalismo no contexto atual? Para tal exercício, lançaremos mão da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos e reportagens de sítios que têm noticiado os principais fatos envolvendo, sobretudo, o governo de Jair Bolsonaro. Partimos do pressuposto que em relação à educação, esses governos iniciaram um processo de desconstrução das políticas educacionais implementadas a partir da Constituição Federal de 1988.

Biografia do Autor

Lucia de Fatima Valente, Federal University of Uberlândia

Professora  Associada da Faculdade  de  Educação  da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora e mestre em Educação pela UFU, pedagoga e bacharel em Direito,  com atuação na graduação e na pós-graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação. E-mail: valentelucia@yahoo.com.br

Marcos Antonio Lima Pereira, Federal University of Uberlândia

Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia e Inspetor Escolar na Rede Municipal de Ensino, Uberlândia, MG, Brasil

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Valente, L. de F., & Pereira, M. A. L. (2023). Políticas para a educação básica no Brasil em tempos de retrocessos democráticos: a desconstrução da agenda no governo Jair Bolsonaro. Educação, 48(1), e91/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644470211