CACS-Fundeb: representações sociais nos estados brasileiros

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489922

Parole chiave:

Fundeb Permanente, Controle Social, Organizações da Sociedade Civil

Abstract

O objetivo deste estudo foi identificar e categorizar as Organizações da Sociedade Civil (OSC) que ocuparam assentos nos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS-Fundeb) durante o primeiro mandato (2021-2024) nos estados e no Distrito Federal, conforme a Lei 14.113/2020. Foi utilizada a análise documental de decretos, sites, notícias e memorandos obtidos via e-SIC para identificar as OSCs e seus representantes. Essas informações foram usadas para se criar uma imagem em formato de mapa, com a ferramenta Canva e o site gerador de mapas Mapchart, a fim de evidenciar como as organizações estão distribuídas geograficamente pelos estados do Brasil. Para categorizá-las, considerou-se suas áreas de atuação, demandas, reivindicações, e objetivos de projetos sociais, inseridos nos eixos da educação formal e não formal (Gohn, 2009; 2011; 2012). As informações sobre as entidades foram obtidas por meio dos sites oficiais, além de dados registrados nos CNPJs da Receita Federal. O arcabouço teórico incluiu contribuições de Gohn (2006; 2011; 2012; 2013) sobre a história e conceituação dos movimentos sociais, ONGs, conselhos gestores e a interação entre organizações sociais e educação. Os resultados evidenciam que a nova legislação permitiu uma diversidade significativa de entidades a participar desses conselhos, destacando-se organizações assistenciais focadas em ações sociais comunitárias, inseridas no eixo da educação não formal.

Biografie autore

Thalia Campos de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mestranda em Educação. pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (PPGE/Ufes). Membro do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (Lagebes) e do grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais.

Lorrainy Ferrari, Universidade Federal do Espírito Santo

É graduada em Pedagogia, Mestre em educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. (PPGE/Ufes). É membro do Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais, bem como do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES).

Thaciana Lopes de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais e é membro do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo. 

Eliza Bartolozzi Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutoramento na École Normale Supérieure de Lyon/França. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação; sendo orientadora do mestrado e doutorado. É bolsista produtividade PQ/CNPq. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES) e atual coordenadora-adjunta da Rede Nacional EMpesquisa (Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre Ensino Médio).

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação, nos curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e no mestrado do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGME).

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Pubblicato

2025-09-08

Come citare

Oliveira, T. C. de, Ferrari, L., Almeida, T. L. de, Ferreira, E. B., & Araujo, G. C. de. (2025). CACS-Fundeb: representações sociais nos estados brasileiros. Educação, 50(1), e115/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644489922