O Coordenador Pedagógico e a construção da escola democrática: reflexões à luz dos princípios do pensamento freireano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644465236

Palavras-chave:

Escola, Coordenador Pedagógico, Democracia, Diálogo, Humanização.

Resumo

O artigo em pauta resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, realizada para problematizar e compreender a respeito do trabalho do Coordenador Pedagógico (CP), no intuito da construção de uma escola democrática, orientada pelos princípios do pensamento freiriano. Acredita-se ser oportuna a discussão, não só pela relevância e escassez de escritos com esta especificidade, mas sobretudo, por neste ano comemorar-se o centenário de nascimento deste importante pensador autóctone, reconhecido mundialmente. O CP atua na gestão escolar, em espaços sociais e institucionais muito referidos por Paulo Freire. O texto emerge a partir da explicitação e articulação de categorias presentes no pensamento de Freire e estudiosos de sua obra. Definiu-se cinco grandes temas que sobre os quais Paulo Freire reflete e escreve:democracia, diálogo, respeito aos educandos, autonomia docente e humanização. Acredita-se que estas podem sustentar a compreensão do trabalho do CP rumo a uma escola democrática, humanizadora e focada no desenvolvimento integral dos estudantes.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Professor Doutor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Rio Grande do Sul

Professor Doutor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Jaqueline Moll, Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ivania Nogaro, Professora Mestre da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul

Professora Mestre da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dulcimar Baldissera, Professora Mestre da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul

Professora Mestre da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Nogaro, A., Moll, J., Nogaro, I., & Baldissera, D. (2022). O Coordenador Pedagógico e a construção da escola democrática: reflexões à luz dos princípios do pensamento freireano. Educação, 47(1), e110/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644465236