O Coordenador Pedagógico e a construção da escola democrática: reflexões à luz dos princípios do pensamento freireano
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644465236Palavras-chave:
Escola, Coordenador Pedagógico, Democracia, Diálogo, Humanização.Resumo
O artigo em pauta resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa, realizada para problematizar e compreender a respeito do trabalho do Coordenador Pedagógico (CP), no intuito da construção de uma escola democrática, orientada pelos princípios do pensamento freiriano. Acredita-se ser oportuna a discussão, não só pela relevância e escassez de escritos com esta especificidade, mas sobretudo, por neste ano comemorar-se o centenário de nascimento deste importante pensador autóctone, reconhecido mundialmente. O CP atua na gestão escolar, em espaços sociais e institucionais muito referidos por Paulo Freire. O texto emerge a partir da explicitação e articulação de categorias presentes no pensamento de Freire e estudiosos de sua obra. Definiu-se cinco grandes temas que sobre os quais Paulo Freire reflete e escreve:democracia, diálogo, respeito aos educandos, autonomia docente e humanização. Acredita-se que estas podem sustentar a compreensão do trabalho do CP rumo a uma escola democrática, humanizadora e focada no desenvolvimento integral dos estudantes.
Referências
ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Org.) O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.
APPLE, M.; BEANE, J. (Orgs.) Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 1997.
ARROYO, M. G. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
ARROYO, M. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
ARROYO, M. Currículo, territórios em disputa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
BARBIER, R. A escuta sensível em educação. Caderno Anped. Porto Alegre, n. 5, p. 187-216, 1993.
BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.
BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRUNO, E. B. G. Fundamentos para um trabalho colaborativo: Carl Rogers e Paulo Freire. In: ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. (Orgs.) O coordenador pedagógico e o trabalho colaborativo na escola. São Paulo: Editora Loyola, 2016. p. 71-83.
CALVINO, Í. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CAMARGO, F. M. A atualidade de Freire nos cursos de Pedagogia. In: FREIRE, A. M. A. (Org.) A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo: Editora UNESP, 2001. p. 65-69.
DEWEY, J. Democracia e educação: capítulos essenciais. São Paulo: Ática, 2007.
ECCO, I. Virtudes docentes para a educação humanizadora: revisitando Paulo Freire. Erechim/RS: Edifapes, 2014.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez, 1983.
FREIRE, P.; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, M. Um legado de esperança. São Paulo: Cortez, 2001.
LIMA, P. G.; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare. Revista de Educação, v. 2, nº 4, p. 77- 90, jul./dez. 2007.
MATE, C. H. Projeto pedagógico: sentidos e significados para a escola. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de. O coordenador pedagógico e seus percursos formativos. São Paulo: Loyola, 2012, p. 131-139.
MOLL, J. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
RANGEL, M. Supervisão: do sonho à ação – uma prática em transformação. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ROMÃO, J. E. Pedagogia dialógica. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, B. de S.Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SILVA, J. M. da.Trabalho docente no ensino básico: novas demandas, novas competências.Revista Renascença de Ensino e Pesquisa, n. 1, p. 67-72, 1999.
TORRES, C. A. Diálogo com Paulo Freire. São Paulo: Editora Loyola, 1979.
VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico: elementos metodológicos para a elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 8.ed. São Paulo: Libertad, 2007.
ZITKOSKI, J. J. Paulo Freire & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________