A produção escrita e a formação de professores

Autores

  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Rio Grande do Sul e PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS http://orcid.org/0000-0003-0517-0511
  • Ana Paula Teixeira Porto PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS
  • Luana Teixeira Porto PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644430978

Palavras-chave:

Escrita, Form ação de professores, Autoria.

Resumo

Este artigo trata da escrita como experiência de formação para estudantes e professores. Historicamente a escola assumiu como suas funções ensinar a ler e a escrever, com o passar do tempo privilegiou a leitura em detrimento da escrita, o que faz com que saiamos dela sem experiências mais significativas ou com habilidade de escrever. A investigação que originou este artigo é de natureza teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo. A incursão na literatura permitiu encontrar autores para amparar teoricamente a reflexão e a interpretação da temática proposta. A interlocução com obras de estudiosos como Barthes, Marques, Bianchetti, Machado, possibilitou o aprofundamento a respeito do escrever como prática de conhecimento e autoria, bem como alçar questionamentos e construir argumentos em favor da escrita e sua relação com a formação de professores. As descobertas permitem afirmar que a escrita é secundarizada na escola e que os professores, em sua grande maioria, temem-na e não a utilizam como experiência para a sua formação e a formação dos estudantes. A escrita pode ser um recurso poderoso em favor da inclusão e do empoderamento político, no entanto, o estranhamento em relação a ela faz com que se percam oportunidades de crescimento pessoal e de expressão de ideias.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, Rio Grande do Sul e PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS

Licenciado em Filosofia. Doutor em Educação UFRGS.

Ana Paula Teixeira Porto, PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS

Licenciada em Letras. Doutora em Letras UFRGS.

Luana Teixeira Porto, PPGEDU URI Frederico Westphalen/RS

Licenciada em Letras. Doutora em Letras UFRGS.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Nogaro, A., Porto, A. P. T., & Porto, L. T. (2019). A produção escrita e a formação de professores. Educação, 44, e72 / 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644430978

Edição

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Artigo Demanda Contínua