Conselhos Escolares na Rede Estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo?

Autores

  • Janaina Moreira de Oliveira Goulart Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9218-9933
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436820

Palavras-chave:

Gestão democrática, Conselhos escolares, Participação.

Resumo

A presente discussão se propõe a refletir sobre a participação, na perspectiva da gestão democrática, dos membros dos conselhos escolares no âmbito da rede estadual do Rio Janeiro, partindo das análises dos textos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) e dos contextos que influenciaram a instituição dos organismos colegiados nesta rede. O artigo apresenta um debate sobre o cenário em que foram instituídos os conselhos escolares nas escolas estaduais e, para tanto, analisou-se os textos oficiais que tratam das competências dos membros do órgão. Sublinha-se a ausência do caráter deliberativo deste colegiado conforme determinado pela legislação que o regulamentou. A discussão traz elementos para a reflexão da transformação social por meio da participação dos sujeitos, propondo um processo dialógico e participativo que não dependam exclusivamente de leis, mas que, sobretudo, estejam articulados com os propósitos de se concretizar os ideais de uma  sociedade mais justa, partindo de relações mais horizontais. Acreditamos que a ausência do caráter deliberativo poderá interferir nas estratégias de uma gestão democrática, levando a crer que descaracteriza a concepção de participação no seu sentido mais amplo, dando lugar a uma forma mais semelhante de participacionismo (TRAGTENBERG, 2005)

Biografia do Autor

Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Rio Janeiro, atua, desde 2006 no Curso Normal. Professora Inspetora Escolar na mesma Rede, desde 2009. Graduada em Pedagogia pela UNIGRANRIO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela mesma universidade. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente em cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Gestão e Psicopedagogia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE), na linha de Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Trabalhou na rede privada, exercendo as funções de docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi Diretora Substituta de escola privada, Coordenadora Pedagógica e Gerente Pedagógica de cursos profissionalizantes. Também na rede privada, exerceu a função de Secretária Escolar de cursos técnicos. Exerceu por seis anos consecutivos a função de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar, atuando junto às Unidades Escolares estaduais do Rio de Janeiro,participando do projeto de implementação da ferramenta de gestão e reestruturação da Rede. Foi coordenadora da Coordenadoria do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Gestão, Planejamento, Orientação, Acompanhamento e Docência.

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia pela UFF (1997) e doutora em educação pela UFRJ (2008) com pós doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2011) e Pós doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora e coordenadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre gestão de sistemas escolares, gestão escolar; gestão democrática de unidades escolares; processos de seleção de diretores e demais profissionais da gestão de escolas públicas; questões sobre o ensino religioso nas redes públicas e a laicidade na educação.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Goulart, J. M. de O., & Amaral, D. P. do. (2019). Conselhos Escolares na Rede Estadual do Rio de Janeiro: participação ou participacionismo?. Educação, 44, e53/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644436820

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