Gestão democrática de alta intensidade: análise de uma experiência escolar em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436043

Palavras-chave:

Democracia, Educação emancipadora, Gestão democrática escolar.

Resumo

O artigo de natureza bibliográfica e documental tem como objetivo analisar uma experiência de gestão democrática na escola pública estadual Zandoná em Barra Funda, Rio Grande do Sul. Essa escola vem construindo, desde 2001, uma gestão democrática de alta intensidade, envolvendo a comunidade escolar e organizações da sociedade civil, especialmente movimentos sociais. Boaventura de Sousa Santos, entre outros autores, vem chamando atenção para a necessidade de dar visibilidade às práticas democráticas em construção que conseguem superar compreensões de democracia como mero procedimento formal. Com base em produções bibliográficas sobre democracia e gestão democrática e em documentos e publicações da escola, serão analisadas algumas dimensões dessa experiência, os seus avanços e os desafios enfrentados. Para tanto, inicia-se com uma problematização mais geral do tema, segue-se com uma discussão sobre as potencialidades políticas e pedagógicas da gestão democrática e adentra-se a experiência da escola. As considerações finais reafirmam a tese de que essa experiência se constitui efetivamente numa democracia de alta intensidade e contém potencialidades para superar muitos dos problemas existentes na escola.

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Doutor em História Social pela PUC/SP; pós-doutorado em educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação.

Consuelo Cristine Piaia, Universidade Federal Fronteira Sul - campus Erechim

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Universidade de Passo fundo.

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Marcon, T., & Piaia, C. C. (2020). Gestão democrática de alta intensidade: análise de uma experiência escolar em construção. Educação, 45(1), e45/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644436043