Adolescentes autores de atos infracionais: desafios da inclusão pelas políticas socioeducacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473634

Palavras-chave:

Adolescentes autores de atos infracionais, Políticas socioeducativas, SINASE, Inclusão

Resumo

O presente artigo de natureza bibliográfica e documental analisa os desafios, limites e possibilidades da inclusão social de adolescentes, que são autores de atos infracionais, por meio das políticas socioeducativas. A questão de fundo é como essas políticas dão conta de uma inclusão emancipatória desses adolescentes, em outras palavras, como as políticas da socioeducação articulam-se às políticas educacionais visando a emancipação desses adolescentes? Para contextualizar essa problemática, serão analisados elementos da formação socioeconômica brasileira, que gerou e reproduz a exclusão de milhares de adolescentes das condições mínimas de cidadania. Na sequência, são examinadas as políticas socioeducativas destinadas aos adolescentes, que são autores de atos infracionais, especialmente o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (BRASIL, 2012), e os desafios de uma inclusão emancipadora desses sujeitos. Na conclusão, defendemos a tese que as políticas socioeducativas avançaram de forma substancial, especialmente, com a aprovação do SINASE, mas, uma socioeducação emancipadora na prática ainda continua sendo um desafio.

Biografia do Autor

Ivana Aparecida Weissbach Moreira, Federal University of Technology – Paraná

Graduada em Serviço Social pela UNIAMERICA, Licenciada em Letras pela UNIOESTE/PR, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Assistente Social no Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba/PR.

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em educação intercultural pela UFSC. Professor e pesquisador no Instituto de Humanidades, ciências, Educação e criatividade (INCEC) da Universidade de Passo Fundo atuando na graduação e no PPGEDU (mestrado e doutorado) na linha de políticas educacionais. É líder do grupo de pesquisa: Movimentos sociais populares, Estado e Políticas públicas.

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Publicado

2024-03-22

Como Citar

Moreira, I. A. W., & Marcon, T. (2024). Adolescentes autores de atos infracionais: desafios da inclusão pelas políticas socioeducacionais. Educação, 49(1), e63/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644473634