O Pibid e a aprendizagem significativa no Ensino de Filosofia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065730191Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Professor de filosofia, Didática do ensino de Filosofia, Metodologia do ensino de FilosofiaResumo
Objetivamos no presente artigo refletir sobre o programa PIBID/Filosofia/Mackenzie como instrumento de promoção da aprendizagem significativa. Pautaremos nossas discussões sobre o conceito de aprendizagem significativa e, posteriormente no levantamento do histórico e dos objetivos do Projeto e nas suas aplicações, comentando sobre as suas potencialidades bem como na experiência proveniente de um ex-bolsista e hoje, docente.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul, NOVAK, Joseph e HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação, Mídia e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf.
Acesso abr2017.
CILENTO et all. Revisitando A Trajetória Do Pibid: Potencializando Saberes E Práticas Docentes No Curso De Filosofia Da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Texto a ser apresentado no III Encontro Nacional do PIBID|Filosofia em Natal – RN, em junho de 2017.
COLL, César, EDWARDS, Derek. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987. 57 Refilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.4 n.1 – jan./jun. 2018
MOREIRA, M.A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB. 1999.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
REVISTA PANDORA BRASIL. Os impactos do Pibid na Universidade: uma experiência de criação de material didático pedagógico na disciplina Oficina de Práticas Pedagógicas I. São Paulo, nº 66. Agosto, 2015. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/edicao66.htm. Acesso em maio/2017.
ROGERS, C. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SANTOS, Júlio César Furtado dos. Aprendizagem significativa: modalidade de aprendizagem e o papel do professor. Porto Alegre: Editora Meditação, 2013.
SANT’ANNA, Flávia Ma. Microensino e habilidades técnicas do Professor. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1979.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação política do adolescente no Ensino Médio: a contribuição da Filosofia. In: Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p.57-74, jan./abr. 2010.