https://periodicos.ufsm.br/refilo/issue/feedRevista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo2025-03-18T15:15:20-03:00Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilorefilo@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A<strong> Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo</strong>, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre <strong>Ensino e Aprendizagem de Filosofia</strong>, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.</p> <p style="text-align: justify;"><strong>eISSN 2448-0657 | Qualis/CAPES (2017-2020) = B1</strong></p>https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/90421A escrita de um diário como avaliação no ensino de Filosofia2025-03-18T15:15:20-03:00Vitor Hugo de Rosavitor.hugo.rosa@usp.brMarcos Sidnei Pagotto-Euzebiohipias@usp.brDaniel Sposito Coelhospositocoelho@gmail.com<p>O artigo apresenta uma experiência avaliativa desenvolvida nas disciplinas "Filosofia da Educação" e "Introdução aos Estudos da Educação - Enfoque Filosófico" da Faculdade de Educação da USP entre 2018 e 2019. O objetivo foi verificar o potencial pedagógico da escrita reflexiva cotidiana, em forma de um diário pessoal, como instrumento de avaliação no ensino de Filosofia. A metodologia consistiu na adoção do que chamamos de "Diário Mental", obrigatoriamente escrito à mão pelos estudantes, sempre em primeira pessoa, como registro de reflexões pessoais relacionadas aos conteúdos das aulas. Os resultados sugerem que a prática favorece a reflexão autônoma, ainda que apresente desafios logísticos. As justificativas teóricas se ancoram na tradição da Filosofia como modo de vida, a partir do conceito de "exercícios espirituais" proposto por Pierre Hadot, que fundamenta a proposta do diário como forma de iniciação filosófica.</p>2025-04-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilohttps://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/88864O nascimento do/a professor/a de filosofia no Estágio Curricular Supervisionado2025-01-06T08:46:06-03:00Willian Xavier Lopeswillian.xavier@acad.ufsm.brVitória Albert Sauzemvitoria.sauzem@acad.ufsm.br<p>Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia em uma escola pública de Santa Maria/RS. Seu objetivo é problematizar o nascimento do ser professor/a nesse contexto, pois ao decorrer desse percurso foi possível diagnosticar uma crise de identidade docente, movido por uma dualidade de pertencimento entre um Eu docente e um Eu discente. O Eu discente apreende algumas teorias, conteúdos e metodologias que incorporam táticas e redes de compreensão para as novas práticas do Eu docente, isto é, no momento do Estágio Curricular Supervisionado a formação do professor/a estagiário está na ordem do duplo, entre a institucionalidade e a cotidianidade do escolar. Em consequência, na formação inicial do/a professor/a de filosofia veremos que constantemente precisa refletir suas concepções de ensinar filosofia e o seu próprio papel no processo de ensino. Neste texto, sobretudo sob o olhar da experiência, pretende-se relatar os dispositivos pedagógicos que produziram os/as novos/as professores/as de Filosofia, veremos que em parte imersos na complexidade da escola sociocultural, em outra parte mobilizados a exercitarem uma Experiência de Si.</p>2025-03-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilohttps://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/89725Sociedade de consumo e emancipação: desafios a educação crítica2025-02-20T06:05:56-03:00Rodrigo Danúbio Queirozrdanubioq@yahoo.com.br<p>Este artigo explora a interação entre a indústria cultural, a sociedade de consumo e os desafios que essas dinâmicas impõem à educação crítica, à luz das ideias de Theodor W. Adorno. Analisa como a indústria cultural molda a sociedade de consumo e, por consequência, influencia a formação de indivíduos, o estudo destaca obstáculos específicos enfrentados pela educação crítica nesse contexto. Inspirando-se nas perspectivas de Adorno, o artigo propõe reflexões sobre como a educação pode atuar como agente de resistência e emancipação, capacitando os alunos a desenvolverem pensamento crítico diante das influências dominantes do consumismo. O objetivo é fornecer estratégias para a educação crítica em um cenário permeado pelos valores da sociedade de consumo, visando formar indivíduos mais conscientes e aptos a questionar e resistir às normas estabelecidas.</p>2025-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo