Resenha de/Review of Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065764019Palavras-chave:
Ensino de filosofia, Didática do ensino de filosofia, Educação filosófica, Metodologia do ensino de filosofia, Recepção completa da filosofiaResumo
Esta resenha objetiva apresentar uma análise da obra Didática e metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio de Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. Trata-se de uma obra que se constitui de metodologias que são fruto de uma trajetória como professor de filosofia no Ensino Médio e também de uma experiência como pesquisador sobre ensino e metodologias do ensino de filosofia. Em sua obra, o autor apresenta uma pluralidade de análises didáticas a partir de diversos filósofos, não resumindo suas considerações a apenas uma vertente de pensamento metodológico. O leitor não encontrará na obra uma receita de como dar aula de filosofia, mas, sim, uma profunda problematização sobre o ensino de filosofia e as possibilidades de como ela poderá ser ensinada.Downloads
Referências
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Tradução Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
HORN, Geraldo Balduino. Prefácio. In: MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. (ed.). Didática e metodologia do ensino de Filosofia no Ensino Médio. Curitiba: Intersaberes, 2017. p. ix-xii. (Série Estudos de Filosofia).
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Intersaberes, 2017. (Série Estudos de Filosofia).